Vice de Trump não diz se votará no ex-presidente em caso de nova candidatura
Mike Pence é tido como um potencial aspirante à indicação republicana, mas não declarou, até o momento, uma candidatura
O ex-vice-presidente dos EUA Mike Pence se recusou nessa quarta-feira (19) a dizer se votaria no ex-presidente Donald Trump se ele obtivesse a indicação presidencial do Partido Republicano em 2024.
“Senhor, Pence, se Donald Trump for o candidato republicano à presidência em 2024, você votará nele?” Perguntaram a Pence enquanto ele respondia a perguntas de estudantes da Universidade de Georgetown.
O ex-vice-presidente fez uma pausa e sorriu levemente.
“Bem, pode haver alguém que eu prefira”, disse ele, arrancando risos e aplausos da plateia.
Pence tem sido tímido sobre seus planos para 2024. Ele é visto há muito tempo como um potencial aspirante à indicação republicana, mas não declarou formalmente uma candidatura e quase certamente enfrentaria forte oposição de Trump, cujos apoiadores ele precisaria em uma luta primária.
Na gestão de Trump, Pence foi leal em público através das constantes controvérsias que definiram o governo, mas após o motim de 6 de janeiro no Capitólio dos EUA — no qual os apoiadores de Trump gritaram para enforcar o então vice-presidente — ele ocasionalmente criticou seu ex-chefe, principalmente em fevereiro, quando denunciou publicamente as mentiras eleitorais de Trump.
“O presidente Trump está errado”, disse Pence na época, referindo-se à falsa alegação de que Pence, na qualidade de vice-presidente, tinha autoridade para rejeitar unilateralmente os votos do Colégio Eleitoral. “Eu não tinha o direito de anular a eleição.”
Trump, por sua vez, disse que Pence o “decepcionou muito” no dia em que os votos eleitorais foram certificados.
Na temporada de meio de mandato, Trump e Pence ocasionalmente se viram em uma briga por procuração, apoiando candidatos opostos no Arizona, Geórgia e Wisconsin. Trump fez campanha com uma série de candidatos que repetiram suas mentiras sobre fraudes generalizadas nas eleições de 2020, enquanto Pence tentava desviar o foco do Partido Republicano do relançamento de 2020 para políticas conservadoras tradicionais.
Ainda assim, Pence teve o cuidado de não se afastar completamente de Trump, que indicou fortemente que pretende fazer uma terceira campanha presidencial.
“Sabe, o que posso dizer é que tenho toda a confiança de que o Partido Republicano vai resolver a liderança”, disse Pence na quarta-feira, acrescentando que seu foco está nas próximas eleições de meio de mandato em novembro. “Mas depois disso, estaremos pensando no futuro, nosso e da nação.”
Concluindo sua resposta sobre quem ele apoiaria em 2024, Pence disse: “Vou mantê-lo informado, ok?”