Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Vídeo: Chefe da diplomacia dos EUA aparece tocando guitarra em apoio à Ucrânia

    Antony Blinken tocou e até cantou música "Rockin' in the Free World", de Neil Young

    Da Reuters

    O secretário de Estado dos Estados Unidos, Antony Blinken, foi visto nesta terça-feira (14) tocando uma guitarra em um bar em Kiev para enviar uma mensagem para a Ucrânia: que os EUA e grande parte do mundo estão lutando não apenas pela Ucrânia, mas pelo mundo livre.

    Blinken se juntou à banda “19.99” no palco do Barman Dictat, na capital ucraniana. Eles tocaram a música “Rockin’ in the Free World”, de Neil Young, um hino do rock lançado em 1989, pouco antes da queda do Muro de Berlim.

    “Os Estados Unidos estão com vocês, grande parte do mundo está com vocês e eles estão lutando não apenas por uma Ucrânia livre, mas pelo mundo livre. E o mundo livre está com vocês também”, disse Blinken antes de tocar a música.

    O diplomata assistiu a maior parte da apresentação da “19.99” antes de o vocalista apresentá-lo como um “grande amigo da Ucrânia”.

    Essa música foi tocada pela primeira vez durante uma época em que a União Soviética (URSS) registrava diversos protestos. Após o fim da URSS, diversos países, incluindo a Ucrânia, conquistaram a independência.

    Viagem de Blinken à Ucrânia

    Antony Blinken é a primeira autoridade dos EUA a viajar para a Ucrânia depois que o Congresso americano aprovou, no mês passado, um pacote de ajuda militar de US$ 61 bilhões.

    Durante a agenda internacional, ele prometeu apoio inabalável dos EUA, em um momento em que a Rússia intensifica seus ataques.

    O diplomata chegou a Kiev de trem na manhã de terça-feira (13) em uma visita surpresa, que ocorre dias depois de a Rússia lançar um ataque terrestre no norte da região de Kharkiv, abrindo uma nova frente de batalha.