Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Vídeo mostra destruição causada por tornados que deixaram ao menos 4 mortos nos EUA

    Cerca de 100 feridos foram relatados pelos hospitais, segundo o Departamento de Gerenciamento de Emergências de Oklahoma; um bebê de quatro meses está entre os mortos

    Destruição causa por tornados em Oklahoma, no sul dos EUA
    Destruição causa por tornados em Oklahoma, no sul dos EUA Reprodução/ABC via Reuters

    Da Reuters

    Pelo menos quatro pessoas morreram, incluindo um bebê de quatro meses, e dezenas ficaram feridas em Oklahoma neste fim de semana, depois que dezenas de tornados varreram as planícies do sul dos EUA, enquanto alertas meteorológicos no domingo colocaram mais de 7 milhões de americanos sob avisos de tornado.

    O governador de Oklahoma, Kevin Stitt, declarou no domingo uma emergência de desastre para o estado, liberando mais dinheiro para socorristas e operações de recuperação.

    “Definitivamente o maior dano desde que sou governador”, disse Stitt em Sulphur, uma das comunidades mais atingidas, na tarde de domingo, ao fornecer uma atualização sobre mortes e danos. Stitt iniciou seu primeiro mandato como governador em 2019.

    Tornados atingem Oklahoma, nos EUA / 28/4/2024 Bryan Terry/The Oklahoman/USA Today Network via Reuters

    Em uma ligação com o governador de Oklahoma, o presidente Joe Biden ofereceu total apoio do governo federal para ajudar nos esforços de recuperação, disse a Casa Branca em comunicado no domingo.

    Biden declarou, também no domingo, um grande desastre devido às severas tempestades de inverno que inundaram o estado de Washington e Kansas.

    O presidente ordenou assistência federal para complementar os esforços de recuperação nas áreas afetadas pelas tempestades de inverno.

    Alerta de tempestade para ventos fortes, chuvas fortes e granizo também foram emitidos pelo Serviço Meteorológico Nacional (NWS) no domingo para mais de 47 milhões de pessoas que se estendem do leste do Texas ao norte, passando por Illinois e Wisconsin.

    O NWS relatou que 38 possíveis tornados atingiram a área e que a pior das tempestades atingiu o centro de Oklahoma no sábado até a manhã de domingo, espalhando-se pelo noroeste do Texas, oeste do Missouri e Kansas.

    O Departamento de Gerenciamento de Emergências de Oklahoma disse que os hospitais da área relataram 100 feridos. Twisters destruíram ou danificaram dezenas de estruturas, incluindo o hospital na cidade de Marietta, embora não tenham sido relatados feridos.

    Mais de 20 mil clientes no estado permaneciam sem energia até a noite de domingo, segundo autoridades, enquanto o pessoal de emergência trabalhava para limpar estradas e reparar linhas de energia.

    Veja o vídeo:

    (Reportagem de Rich McKay, em Atlanta, e Maria Caspani, em Nova York; reportagem adicional de Surbhi Misra, em Bengaluru)