Vídeo mostra militares dos EUA apreendendo petroleiro no Caribe

Autoridade americana afirmou que navio fazia parte de "frota fantasma"

Da CNN Brasil
Compartilhar matéria

Um vídeo mostra o momento em que forças dos Estados Unidos apreenderam o petroleiro M Sophia no Caribe nesta quarta-feira (7).

De acordo com Kristi Noem, secretária de Segurança Interna dos EUA, este e um outro petroleio abordado pelas forças americanas estão ligados à Venezuela.

“Em duas operações realizadas antes do amanhecer de hoje, a Guarda Costeira conduziu abordagens meticulosamente coordenadas e consecutivas a dois navios-tanque da ‘frota fantasma’ — um no Oceano Atlântico Norte e outro em águas internacionais perto do Caribe”, publicou Noem.

Equipes da Guarda Costeira dos EUA trabalharam em conjunto com os Departamentos de Defesa, Justiça e Estado, utilizando “sua expertise especializada para conduzir essas operações e realizar duas abordagens seguras e eficazes com poucas horas de diferença”, pontuou a secretária.

De acordo com Emmanuel Belostrino, gerente sênior de dados do mercado de petróleo bruto da empresa de análise Kpler, o Sophia transportava aproximadamente 2 milhões de barris de petróleo bruto.

“O M Sophia está carregado com cerca de 2 milhões de barris de petróleo bruto Merey, carregados no Terminal de Petróleo Jose (JOT) entre 26 e 29 de dezembro, conforme confirmado por imagens de satélite e relatórios portuários consultados pela Kpler”, afirmou Belostrino.

“A viagem anterior do [navio] também partiu da Venezuela, quando carregou cerca de 2 milhões de barris de petróleo bruto Merey no início de agosto de 2025, antes de seguir para a costa da Malásia", adicionou.

"A carga apreendida provavelmente foi transferida para outra embarcação por meio de transferência clandestina de navio para navio, mas a Kpler ainda não identificou a embarcação parceira”, concluiu o especialista.

*com informações da CNN e da Reuters