Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Volta do Talibã ao poder causa diminuição de direitos das mulheres afegãs

    A volta do Talibã ao poder no Afeganistão tem causado medo nas mulheres afegãs devido à diminuição dos direitos conquistados ao longo dos últimos 20 anos

    Produzido por Fernanda Pinotti* (supervisionada por Juliana Alves)

    A volta do Talibã ao poder no Afeganistão tem causado muito medo nas mulheres afegãs, devido à diminuição dos direitos conquistados ao longo dos últimos 20 anos, afirma Priscila Caneparo, Doutora em Direito Internacional pela PUC-SP e Professora de Direito Internacional e Direitos Humanos da Universidade Católica de Brasília e da UNICURITIBA.

    Segundo a doutora, alguns direitos femininos já vêm sendo diminuídos desde fevereiro de 2020, quando ocorreu um acordo de paz entre o governo do Talibã e a Coalizão Internacional liderada por Donald Trump, então presidente dos Estados Unidos. 

    “Esse acordo já gerou certa preocupação nas mulheres afegãs, porque isso basicamente significou um aumento de poder do Talibã internamente no Afeganistão. Dentro dessa premissa, alguns direitos femininos já foram diminuídos, desde a ocasião, quando as mulheres já tiveram um tipo de uma delapidação nessa questão de poder estudar, de sair à rua sem a presença masculina e também com a questão do trabalho”, afirma a professora. 

     

    Ainda de acordo com Priscila, a preocupação é ainda maior agora, com o aumento do poder do Talibã sobre o Afeganistão, e porque a violência contra a mulher é uma das grandes preocupações ao redor do mundo. 

    “Um outro grande problema é a questão de estarem desacompanhadas na rua, então a gente já observa hoje que na capital, Cabul, há somente homens na rua, porque as mulheres estão com medo dessa reestruturação societária na qual elas não podem mais sair desacompanhadas. Também há, principalmente, a questão da violência contra a mulher. Com essa ascensão do Talibã, a gente percebe que essa violência pode ser muito mais aprofundada contra a mulher”, completa a professora. 

    Chegada do Talibã a Cabul levou a filas no escritório de passaportes
    Com chegada do Talibã a Cabul, longas filas foram registradas no escritório de passaportes da capital afegã
    Foto: Paula Bronstein – 14.ago.2021/Getty Images