Vulcão entra em erupção na Indonésia e obriga mais de 2,7 mil a buscar abrigo
País tem quase 130 vulcões ativos, mais do que qualquer outro país; quatro deles estão no segundo nível mais alto do sistema de alertas
O vulcão do Monte Ile Lewotolok em erupção na província de Nusa Tenggara, no leste da Indonésia, neste domingo (29), expelindo cinzas e fumaça a quatro quilômetros de altura e forçando mais de 2,7 mil habitantes a buscarem abrigo, informou a agência de mitigação de desastres do país.
A Indonésia tem quase 130 vulcões ativos, mais do que qualquer outro país. Embora muitos tenham níveis de atividade altos, pode levar semanas ou até meses para que uma erupção aconteça.
O porta-voz da agência de mitigação de desastres, Radiya Jati, disse em comunicado que a erupção do vulcão Monte Ile Lewotolok, a cerca de 2,6 mil quilômetros da capital, Jacarta, gerou pânico na população que vive em seus arredores. Segundo Jati, cerca de 2.780 pessoas de 26 vilas foram obrigadas a buscar refúgio. Até o momento, não há registros de vítimas.
O vulcão do Monte Ile Lewotolok em erupção na província de Nusa Tenggara, no leste da Indonésia
Foto: MUHAMMAD ILHAM
Muhammad Ilham, um jovem de 17 anos que testemunhou a erupção, disse à Reuters que os moradores das proximidades estavam "em pânico, em busca de refúgio e precisando de dinheiro neste momento".
Leia também:
Tempestade nos EUA revela destroços de navio em praia da Flórida
Novo cargueiro sueco será a maior embarcação eólica do mundo
O Centro de Vulcanologia e Mitigação de Riscos Geológicos da Indonésia disse, em seu site, que a área próxima ao vulcão provavelmente será inundada por "nuvens quentes, avalanche de lava e gás tóxico".
O chefe da unidade, Kasbani, disse à Reuters que o status do vulcão foi elevado para o segundo nível mais alto no sistema de alertas, que tem quatro níveis, devido a "ameaças crescentes".
No momento, apenas outros três vulcões estão neste mesmo nível, disse o instituto. Entre eles, estão o vulcão de Merapi, na ilha de Java; e o vulcão de Sinabung, na ilha de Sumatra, que entrou em erupção neste mês.