Xi Jinping pede reforços de busca e resgate em enchente no Nepal

A China mobilizou várias agências para responder ao desastre na fronteira do Nepal com o Tibete

Simone McCarthy, da CNN
Compartilhar matéria

A China mobilizou várias agências para responder ao desastre no Tibete, com a mídia estatal chinesa citando a alta liderança do país como responsável por orientar a resposta apenas algumas horas após o ocorrido — um sinal que sugere a possível gravidade do impacto.

Segundo a agência estatal de notícias Xinhua, o líder Xi Jinping pediu esforços de busca e resgate, reassentamento das pessoas afetadas e atenção a “desastres secundários”. Xi costuma ser citado emitindo declarações desse tipo durante desastres naturais e outros incidentes, mas essas declarações podem não ocorrer até depois do momento inicial da resposta.

A mídia estatal também informou que o primeiro-ministro chinês, Li Qiang, havia dado instruções às agências centrais, enquanto o vice-primeiro-ministro Zhang Guoqing foi enviado ao Tibete para orientar os esforços de resgate na região, informou a Xinhua.

Agências de resposta a emergências e de assistência a desastres estavam destinando 30 mil itens de suprimentos centrais de ajuda humanitária, incluindo barracas, aquecedores, roupas e roupas de cama, camas dobráveis e esteiras à prova de umidade, para apoiar os esforços de assistência no Tibete, de acordo com a emissora estatal chinesa CCTV.

O Ministério de Gestão de Emergências da China e a estatal China Energy Engineering Corporation, que opera na região, mobilizaram equipes de emergência sob um mecanismo conjunto de resposta.

Uma equipe inicial de 200 profissionais de geologia, engenharia e resposta a emergências, equipada com drones de reconhecimento, scanners a laser 3D, detectores de vida e equipamentos de resgate, foi mobilizada, informou a CCTV.

inglês