Zelensky alerta autoridades para não revelarem táticas militares contra a Rússia
O aviso vem depois que um alto comandante ucraniano falou longamente sobre os planos para libertar a cidade de Kherson, no sul do país
O presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, alertou as autoridades ucranianas para que parem de falar sobre a campanha militar contra a Rússia, dizendo que a guerra “definitivamente não é o momento para vaidade e declarações barulhentas”.
Em uma mensagem de vídeo na quinta-feira (11), Zelensky dirigiu-se severamente a comandantes militares e funcionários do estado.
“Quanto menos detalhes concretos você der sobre nossos planos de defesa, melhor será para a implementação desses planos de defesa”, disse Zelensky.
“Você deve sentir sua responsabilidade por cada palavra que diz sobre o que nosso estado se prepara para defesa ou contra-ofensiva.”
“A regra geral é simples: a guerra definitivamente não é hora para vaidade e declarações barulhentas.”
As declarações de Zelensky vêm depois que um alto comandante ucraniano falou longamente sobre os planos para libertar a cidade de Kherson, no sul, das forças russas até o final do ano.
Em uma entrevista, o major-general Dmytro Marchenko falou sobre as operações ucranianas para desativar pontes sobre o rio Dnipro usadas pelas forças russas para reabastecer suas unidades em Kherson. “Quero transmitir ao povo de Kherson que não será tão longo quanto todos esperam. Será rápido”, disse Marchenko.
Zelensky não mencionou Marchenko pelo nome em seu discurso em vídeo, mas oficiais de defesa ucranianos disseram que as investigações sobre “um oficial militar de alto escalão” estavam em andamento.