Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Zelensky apresenta no G20 plano de paz com 10 pontos para acabar com a guerra

    Presidente ucraniano propõe troca total de prisioneiros e diz estar convencido de que esta é a hora que a guerra pode ser interrompida

    O presidente ucraniano Volodymyr Zelenskyy se dirige aos membros do parlamento no Conselho da Europa, em 13 de outubro de 2022
    O presidente ucraniano Volodymyr Zelenskyy se dirige aos membros do parlamento no Conselho da Europa, em 13 de outubro de 2022 Mustafa Yalcin/Agência Anadolu via Getty Images

    Stephen Collinsonda CNN

    O presidente ucraniano Volodymyr Zelensky apresentou um plano de paz com dez pontos para pôr fim à Guerra com a Rússia durante seu discurso virtual aos líderes do G20, em Bali, nesta terça-feira (15), de acordo com uma transcrição de suas declarações compartilhada pela Embaixada da Ucrânia na Indonésia.

    Zelensky disse acreditar que este é o momento que a guerra pode ter fim. “Estou convencido de que agora é a hora em que a guerra destrutiva russa deve e pode ser interrompida”, afirmou.

    Entre as ações mencionadas pelo presidente ucraniano, está a troca de prisioneiros “todos por todos” com a Rússia. “Milhares de nosso povo – militares e civis – estão em cativeiro russo. Eles são submetidos a tortura brutal – isso é abuso em mas… conhecemos pelo nome 11.000 crianças que foram deportadas à força para a Rússia”, disse Zelensky.

    “Acrescente a isso centenas de milhares de adultos deportados e você verá a catástrofe humanitária que a guerra russa causou. Adicione presos políticos — cidadãos ucranianos que estão detidos na Rússia e no território temporariamente ocupado, em particular na Crimeia. Devemos libertar todas essas pessoas… devemos nos unir em prol do único modelo realista de libertação de prisioneiros – ‘todos por todos'”, completou. 

    Plano de paz da Ucrânia

    A proposta de troca de prisioneiros é uma das 10 ações delineadas por Zelensky durante seu discurso na terça sobre o caminho para acabar com a guerra. São eles:

    1. Radiação e segurança nuclear
    2. Comida segura
    3. Seguranca energetica
    4. Libertação de prisioneiros e deportados
    5. Implementação da Carta da ONU
    6. Retirada das tropas russas e cessação das hostilidades
    7. Justiça
    8. Ecocídio e a proteção do meio ambiente
    9. Prevenção de escalada
    10. Confirmação do fim da guerra

    *Com informações da Reuters

    Este conteúdo foi criado originalmente em inglês.

    versão original