Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Zelensky: Cessar-fogo aceito pela Ucrânia abrange toda frente de combate

    Interrupção nos combates não seria apenas no ar e no mar, segundo o presidente ucraniano

    Mariya KnightDaria Tarasova-MarkinaMichael Riosda CNN

    A proposta de cessar-fogo aceita pela Ucrânia abrange toda a linha de frente dos combates com a Rússia, não apenas o ar e o mar, disse o presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, nesta terça-feira (11), após conversas entre autoridades dos EUA e da Ucrânia na Arábia Saudita.

    “Hoje, na conversa, houve uma proposta do lado americano de dar o primeiro passo imediatamente e tentar estabelecer um cessar-fogo completo por 30 dias, não apenas com relação a mísseis, drones e bombas, não apenas no Mar Negro, mas também ao longo de toda a linha de frente”, disse ele em seu discurso noturno.

    “A Ucrânia aceita esta proposta, nós a consideramos positiva, estamos prontos para dar esse passo, e os Estados Unidos da América devem convencer a Rússia a fazê-lo”, disse Zelensky, acrescentando que o cessar-fogo começaria no momento em que Moscou concordasse com ele.

    De acordo com Zelensky, os EUA também aceitaram as propostas da Ucrânia na reunião em Jeddah nesta terça-feira.

    A Ucrânia propôs “silêncio” no céu e no mar, a libertação de prisioneiros ucranianos “para estabelecer confiança em toda essa situação” e o retorno de crianças ucranianas da Rússia, disse Zelensky em seu discurso diário.

    “O lado americano entende nossos argumentos, aceita nossas propostas e quero agradecer ao presidente [Donald] Trump pela conversa construtiva entre nossas equipes”, disse ele.

    A Ucrânia e seus parceiros usarão o cessar-fogo proposto de 30 dias para preparar etapas em direção a “uma paz duradoura”, disse Zelensky.

    Tópicos