Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Contraofensiva da Ucrânia está avançando “não importa o que digam”, diz Zelensky

    Presidente ucraniano ecoa falas do ministro das Relações Exteriores do país que afirmou que "as coisas estão caminhando na direção certa"

    O presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky
    O presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky Reprodução

    Dan WrightNiamh Kennedyda CNN

    O presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, disse neste sábado (2) que a contra-ofensiva de Kiev está “avançando”, depois de obter alguns pequenos ganhos em sua campanha para recuperar o território tomado pela Rússia.

    “As forças ucranianas estão avançando. Apesar de tudo e não importa o que digam, estamos avançando, e isso é o mais importante. Estamos em movimento”, disse Zelenksy na rede social X, anteriormente conhecido como Twitter.

    Não está claro a quem Zelensky se refere exatamente, mas a contraofensiva que a Ucrânia começou no início deste ano ainda não fez avanço significativo. No mês passado, autoridades ocidentais descreveram as atualizações sobre o seu progresso como “preocupantes”.

    Nesta semana, as forças ucranianas relataram a violação da primeira linha das defesas russas no sul.

    A declaração de Zelensky ecoa o que o ministro das Relações Exteriores da Ucrânia, Dmytro Kuleba, disse à CNN, na sexta-feira (1º). Kuleba disse que os parceiros da Ucrânia, incluindo os Estados Unidos, “compreendem que as coisas estão caminhando na direção certa” e que não há “abrandamento” no progresso.

    E acrescentou que aqueles que criticam o ritmo da contra-ofensiva deveriam prestar maior atenção aos soldados que a lideram.

    “Qual é a sensação quando você volta da missão e pega seu telefone, abre-o e começa a ler todas as pessoas inteligentes dizendo como você é lento e que não está indo bem o suficiente?” Kuleba disse.

    VEJA TAMBÉM: Rússia x Ucrânia: drones são a principal arma usada pelos dois países

    Este conteúdo foi criado originalmente em inglês.

    versão original