Zelensky presenteia Trump com taco de golfe de soldado ucraniano ferido
Sargento Kostiantyn Kartavtsev perdeu a perna nos primeiros meses da invasão russa à Ucrânia

Durante sua visita à Casa Branca na segunda-feira (18), o líder ucraniano Volodymyr Zelensky presenteou o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, com um taco de golfe especial — um presente que lhe foi passado por um soldado ucraniano ferido.
O taco pertencia a Kostiantyn Kartavtsev, um sargento que perdeu a perna nos primeiros meses da invasão russa à Ucrânia, segundo o gabinete presidencial ucraniano.
O golfe passou a fazer parte da reabilitação do sargento, disse Zelensky a Trump ao entregar o presente.
“O Chefe de Estado (Zelensky) também exibiu um vídeo no qual Kostiantyn Kartavtsev apela ao presidente dos EUA para que ajude a Ucrânia a pôr fim à guerra com uma paz justa e duradoura”, afirmou o gabinete presidencial da Ucrânia em um comunicado. “Donald Trump aceitou o presente, gravou um vídeo agradecendo ao guerreiro ucraniano pelo taco de golfe e entregou ao presidente da Ucrânia as chaves simbólicas da Casa Branca.”
A troca de presentes representa mais uma mudança de tom em relação à visita anterior de Zelensky à Casa Branca, quando Trump e o vice-presidente J.D. Vance criticaram duramente o presidente ucraniano, chamando-o de desrespeitoso e ingrato diante das câmeras do mundo.
Na segunda-feira (18), Trump e Zelensky brincaram sobre a mudança de figurino dele — uma diferença marcante em relação à interação que tiveram em fevereiro, depois que um repórter de direita criticou Zelensky por não estar usando terno.
Zelensky, vestindo uma jaqueta preta de campanha, camisa preta e calça social preta, brincou com o mesmo repórter: “Você está com o mesmo terno. Eu troquei, você não.”