Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Agricultor de Gaza desenterra mosaico da era bizantina

    Piso ornamentado com uma variedade de pássaros coloridos e outros animais foi descoberto por acaso depois que um fazendeiro palestino tentou plantar novas árvores na região

    Agricultor descobre impressionante mosaico da era bizantina em pomar de Gaza
    Agricultor descobre impressionante mosaico da era bizantina em pomar de Gaza Ibrahim Dahman/CNN

    Nidal Almughrabida Reuters

    Um mosaico de piso bizantino ornamentado mostrando uma variedade de pássaros coloridos e outros animais foi descoberto por acaso em Gaza depois que um fazendeiro palestino tentou plantar novas árvores em sua terra.

    Salman al-Nabahin desenterrou a relíquia há seis meses enquanto trabalhava em seu pomar de oliveiras no campo de refugiados de Bureij, a cerca de um quilômetro da fronteira com Israel.

    Tentando descobrir por que algumas árvores não criaram raízes adequadamente, Nabahin disse que ele e seu filho começaram a cavar. Então o machado do filho atingiu algo duro e de aparência estranha.

    “Pesquisei na internet… Descobrimos que era um mosaico pertencente à era bizantina”, disse o pai de sete filhos, sentado ao lado de sua descoberta. “Eu vejo isso como um tesouro, mais caro que um tesouro. Não é pessoal, pertence a todo palestino”.

     

    O Ministério Palestino de Turismo e Antiguidades disse que o piso inclui vários painéis de mosaico representando animais e outras características da vida social durante a era bizantina. “A descoberta arqueológica ainda está em seus estágios iniciais e esperamos saber mais sobre os segredos e valores da civilização”, disse o ministério em comunicado.

    “As equipes nacionais de pesquisa estão trabalhando em parceria com especialistas internacionais e cientistas da Escola Francesa de Arqueologia”.

    Gaza é rica em antiguidades, tendo sido um importante ponto comercial para civilizações que remontam aos antigos egípcios e filisteus descritos na Bíblia, até o império romano e as cruzadas.

    Várias descobertas foram feitas nos últimos anos. Mas devido à falta de fundos e profissionais relevantes, Gaza costuma convidar grupos internacionais para ajudar no processo de escavação e preservação

    Mais Recentes da CNN

    Mais Recentes da CNN