Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Banksy revela mural em cidade ucraniana libertada dos russos

    Obra do renomado artista de rua mostra uma ginasta se equilibrando em uma pilha de escombros

    Borodianka foi particularmente atingida por ataques aéreos russos nas primeiras semanas do conflito
    Borodianka foi particularmente atingida por ataques aéreos russos nas primeiras semanas do conflito CNN/Reprodução

    Sophie Tannoda CNN

    O renomado artista de rua Banksy revelou sua mais recente obra de arte em um post no Instagram – um mural na cidade ucraniana libertada de Borodianka.

    A obra de arte mostra uma ginasta se equilibrando em uma pilha de escombros ao lado de um prédio danificado por ataques russos.

    O grafiteiro postou três imagens da peça na sexta-feira nas redes sociais, com uma legenda simples dizendo “Borodyanka, Ucrânia”, usando uma grafia alternativa para o nome da cidade.

    As especulações de que Banksy estava no país devastado pela guerra aumentaram depois que uma série de murais apareceram em Borodianka, localizada a cerca de 35 milhas a noroeste da capital, Kyiv.

    Uma obra de arte, não reivindicada oficialmente pelo artista, mostrava um homem sendo virado durante uma luta de judô com um garotinho.

    Outro mostrou duas crianças usando uma armadilha de tanque de metal como gangorra.

    Borodianka foi particularmente atingida por ataques aéreos russos no início da invasão da Ucrânia em fevereiro, com muitos prédios reduzidos a pilhas de escombros por ataques de longo alcance.

    Era o lar de 13.000 pessoas antes da guerra, mas a maioria fugiu após a invasão da Rússia. O que restava de Borodianka, após intensos bombardeios e ataques devastadores, foi então ocupado pelas forças russas, que se mudaram em 28 de fevereiro.

    A cidade voltou ao controle ucraniano em 1º de abril, e os moradores que retornaram encontraram suas casas saqueadas e lojas saqueadas com janelas quebradas e conteúdo roubado.

    A letra “V” – um símbolo usado pelo distrito militar oriental da Rússia em conjunto com a letra “Z”, um emblema da chamada “operação militar especial” de Moscou – foi encontrada pintada em prédios, veículos e postos de controle.

    Desde então, a cidade tem sido o foco dos esforços de reconstrução, com vários blocos de torres demolidos como resultado dos danos causados ​​pelos combates.

    Este conteúdo foi criado originalmente em inglês.

    versão original