Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Brad Pitt faz sua estreia como escultor em exposição na Finlândia

    Ator teria começado nas artes em 2017, logo após o divórcio de Angelia Jolie; "Para mim, trata-se de autorreflexão...", disse ao "The Art Newspaper"

    Nick Cave, Thomas Houseago e Brad Pitt na exposição "We"
    Nick Cave, Thomas Houseago e Brad Pitt na exposição "We" Divulgação

    Kabir Jhalada CNN

    Brad Pitt estreou como escultor, numa exposição coletiva no Sara Hildén Art Museum em Tampere, Finlândia.

    As obras de arte do ator aparecem ao lado das do músico Nick Cave e do artista Thomas Houseago para a exposição “We”, em exibição até 15 de janeiro de 2023.

    Entre as nove obras de Pitt em exposição estão uma estrutura em forma de casa moldada em silicone transparente e com furos de balas, e sua primeira escultura, de 2017, “House A Go Go”: uma casa em miniatura de 18 polegadas feita de casca de árvore, grosseiramente mantidos juntos com fita adesiva.

    As maiores peças incluem uma caixa de bronze do tamanho de um caixão representando mãos, pés e rostos tentando romper a estrutura em vários ângulos, e a escultura de gesso “Aiming At You I Saw Me But It Was Too Late This Time”, de 2020, que retrata um tiroteio entre oito figuras.

    O astro de “Trem-Bala” supostamente começou a fazer arte em cerâmica, após seu turbulento divórcio da atriz Angelina Jolie, em 2017.

     

    Em uma declaração enviada por e-mail ao “The Art Newspaper”, Pitt disse sobre sua virada artística: “Para mim, trata-se de autorreflexão… Nasceu da propriedade sobre o que chamo de ‘inventário radical do eu’. E ficando realmente brutalmente honesto comigo e levando em conta aqueles que eu possa ter machucado e os momentos que errei.”

    Enquanto isso, o cantor e compositor australiano Nick Cave (não confundir com o artista visual e performático americano de mesmo nome) também está fazendo sua estreia artística: ele mostra “estatuetas de cerâmica vitrificada representando a vida de Satanás em 17 estações, desde a inocência através da experiência no confronto de nossa mortalidade”, de acordo com um comunicado de imprensa.

    “The Devil: A Life” é o primeiro grande corpo de trabalho visual de Cave. Inclui 17 peças individuais que variam entre 6 e 19,5 polegadas de altura, cada uma feita à mão, pintada e esmaltada por Cave na Inglaterra, entre 2020 e 2022. Esteticamente, a série acena para o interesse do artista pelas estatuetas vitorianas de Staffordshire Flatback, das quais ele é um colecionador.

    brad pitt artista
    Obra assinada por Brad Pitt em exposição na Finlândia/Divulgação

    Ambos os escultores iniciantes criaram essas obras em diálogo com o Houseago, consideravelmente mais experiente. O artista britânico pratica há quase três décadas e mostrou trabalhos na Whitney Biennial em 2010.

    Em Tampere, Houseago, que é mais conhecido como escultor, mostra uma série de pinturas, um meio que começou a experimentar nos últimos anos. As obras vêm de sua série “Visions” em grande escala que foi feita ao ar livre e foi inspirada por simbolistas europeus, incluindo o norueguês Edvard Munch. Ele também mostra novas esculturas feitas de pau-brasil e gesso que ele fez em resposta a obras da coleção da Fundação Sara Hildén, como a escultura “Mulher em uma carruagem” de Alberto Giacometti de 1943 a 1962.
    Falando de sua decisão de encenar um show colaborativo entre ele, Cave e Pitt, Houseago disse no comunicado à imprensa: “Eu não sou um eu. Eu sou um NÓS!”

    Este conteúdo foi criado originalmente em inglês.

    versão original