Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Buscas por cabelo cacheado no Google dobraram em 5 anos; veja principais dúvidas

    Interesse de busca por transição capilar atingiu pico durante a pandemia, segundo dados do Google Trends

    O interesse de busca por cabelo cacheado no Google mais que dobrou nos últimos cinco anos em relação ao período anterior no Brasil.
    O interesse de busca por cabelo cacheado no Google mais que dobrou nos últimos cinco anos em relação ao período anterior no Brasil. Lucia Macedo/ Unsplash

    Fernanda Pinottida CNN

    em São Paulo

    O interesse de busca por cabelo cacheado no Google mais que dobrou nos últimos cinco anos em relação ao período anterior no Brasil, de acordo com dados do Google Trends. Anualmente, o momento de mais interesse dos brasileiros pelo termo costuma ser no mês de dezembro.

    De acordo com o Google Trends, os números representam o interesse de pesquisa relativo ao ponto mais alto no gráfico de uma determinada região em um dado período.

    Um valor de 100 representa o pico de popularidade de um termo. Um valor de 50 significa que o termo teve metade da popularidade. Uma pontuação de 0 significa que não havia dados suficientes sobre o termo.

    Para Juninho Loes, cabeleireiro especialista em cacheados e crespos, hoje em dia as referências de cabelos que não são lisos estão presentes em todo lugar: “Nas mídias televisivas, através das influenciadoras digitais em todas as plataformas e no cotidiano que cerca toda essa galera. Isso faz com que as pessoas vão se sentindo pertencentes do seu próprio cabelo, da sua imagem e da sua essência.”

    No Brasil, as buscas por cabelo cacheado tem o dobro de interesse do que as buscas por cabelo liso, e cinco vezes mais interesse do que buscas por cabelo crespo ou cabelo ondulado ao longo do último ano.

    Gráfico mostra o interesse de busca em relação aos diferentes tipos de cabelo nos últimos 12 meses no Brasil. / Google Trends

    Transição capilar bombou durante a pandemia

    Além disso, através dos dados do Google Trends também é possível perceber o pico de buscas por transição capilar durante a pandemia.

    O interesse dos brasileiros e brasileiras pelo termo atingiu o maior marco da série histórica do Google em julho de 2020.

    Gráfico mostra interesse de busca por “transição capilar” no Brasil desde o início da série histórica, em 2004. As linhas com “Observação” indicam períodos de melhorias no sistema de atribuição geográfica do Google. / Google Trends

    A transição capilar ocorre quando uma pessoa de cabelos cacheados ou crespos decide parar de fazer quaisquer processos de alisamento para que o cabelo cresça em seu formato natural.

    Esse processo demanda paciência, já que é preciso esperar o cabelo crescer de maneira natural na raiz, enquanto a parte de baixo dos fios, que já passou por alisamentos anteriores, não volta ao formato natural.

    Possivelmente pelo isolamento social imposto pela Covid-19, mais pessoas decidiram parar de alisar os cabelos e assumir seus cachos.

    “Os salões todos fechados e uma consciência de preservação da saúde fizeram com que várias mulheres passassem pela transição, algumas até de forma forçada”, explica Loes. “Muitas delas nem tinham memórias afetivas com o seu cabelo natural, então, além disso, é revisitar você na sua essência e se reconhecer como você sempre foi.”

    Para ele, a transição capilar pode ser considerada uma revolução política e social.

    “Essa transformação mostra de fato a cara desse país, com toda a nossas diversidade e a pluralidade das nossas belezas”, ele completa.

    Veja famosas que assumiram seus cabelos naturais nos últimos anos. 

    O que os brasileiros mais buscam sobre cabelo cacheado no Google:

    No último ano, o Google Trends também elenca as perguntas mais buscadas pelos brasileiros e brasileiras sobre cabelos cacheados.

    • Como finalizar o cabelo cacheado?
    • Como deixar o cabelo cacheado?
    • Como cortar o cabelo cacheado?
    • Como cuidar de cabelo cacheado?
    • Como pentear cabelo cacheado?
    • Como fazer umectação no cabelo cacheado?
    • Como tirar o frizz do cabelo cacheado?
    • Qual é o melhor corte para cabelo cacheado?
    • Qual é o melhor creme para cabelo cacheado?
    • Como cortar o cabelo cacheado sozinha?

    CNN ouviu especialistas para tentar trazer as respostas de algumas delas.

    Como finalizar o cabelo cacheado?

    De acordo com Loes, o primeiro passo é identificar qual o tipo de curvatura do seu cabelo. As curvaturas vão desde o tipo 1, que é o cabelo liso, até o tipo 4, que é o cabelo crespo. E a partir daí buscar os produtos que sirvam para sua curvatura.

    A cabeleireira especializada em cachos do salão Cubo, Sarah Veiga, ressalta que a água é um aliado importante na hora de finalizar.

    “Acaba sendo um pouco entre erros e acertos encontrar o seu finalizador ideal. Mas uma coisa que é bem importante é o cabelo estar bem molhado, bem úmido. O que vai definir mesmo os cachos, deixar essa finalização bonita, não é a quantidade de creme, e sim a quantidade de água. Mais água e menos creme, ao contrário do que muita gente pensa”, diz Veiga.

    Outra dica que ela dá é separar o cabelo em partes, e aplicar o produto mecha por mecha, massageando bem o comprimento e as pontas com bastante água. “Isso vai fazer o cacho ficar bem bonito, bem definido”, ela explica.

    Como cuidar de cabelo cacheado?

    Na parte de cuidados, ambos os profissionais destacaram que os shampoos convencionais não são os melhores para usar em cabelos cacheados.

    Shampoos com PH mais baixo, com pouco ou nenhum sulfato são melhores. Além do uso de máscaras e produtos para hidratar e nutrir os cabelos.

    Além disso, Sarah Veiga também acrescenta a importância de evitar o secador muito quente nos cachos, já que os fios ão mais frágeis e podem ser danificados com mais facilidade pelo calor.

    Como pentear cabelo cacheado?

    Sempre começando das pontas até subir para a raiz. “Para impedir que a tração mecânica e a força do desembaraço corrompa a estrutura dou cabelo, fazendo com que ele se quebre”, explica Loes.

    A dica é usar uma escova de cerdas moles, bem espaçadas, para evitar qualquer coisa que dê tração no cabelo, acrescenta Veiga.

    Ela ainda completa: “Se o cabelo estiver muito, muito embaraçado, é melhor desembaraçar no banho, com bastante creme. Isso vai ajudar a soltar os nós.”

    Como tirar o frizz do cabelo cacheado?

    “O frizz, é importante dizer, é uma característica normal do cabelo cacheado. Mesmo que incomode, a gente tem como apaziguar isso, mas realmente eliminar é impossível”, explica Sarah.

    Tudo que gere atrito no cabelo pode piorar a quantidade de frizz, como, por exemplo, secar o cabelo esfregando uma toalha nele. O ideal é apenas apertar a toalha no comprimento e nas pontas do cabelo, para tirar a umidade sem esfregar.

    Além disso, trocar a fronha de travesseiro por uma de cetim, ou usar uma touca de cetim para dormir também pode ajudar a diminuir o frizz.

    Ela também destaca que a finalização pode influenciar no frizz: “Quanto mais definido o cabelo for finalizado, menos frizz tende a ter, e quanto menos definido, mais volumoso e mais frizz.”