#CNNPop

Comprar trajes de casamento online é tendência entre noivos, diz pesquisa

O mapeamento também aponta que 44% dos entrevistados poderiam adquirir uma peça de segunda mão

Caroline Ferreira, da CNN
Noivos estão ditando novas tendências na hora do "sim"
Noivos estão ditando novas tendências na hora do "sim"  • Banco de imagens/Pexels/Emma Bauso
Compartilhar matéria

Em 2024, o mês das noivas, tradicionalmente datado em maio, traz uma nova tendência diante do comportamento de noivos e daqueles recém-casados.

Um mapeamento identificou que 45% dos entrevistas consideram a compra dos trajes em uma loja online. Além disso, 44% também estaria disponível a adquirir uma peça de segunda mão. O estudo foi realizado pela OLX, site de compra e vendas.

 

E os dados não param por aí, já que trajar a cor branca para o grande dia também está caindo em desuso. Apenas 32% pretende optar pela cor clássica, enquanto 24% pretende apostar em outras paletas. Aliás, 11% também deseja incorporar trajes culturais e mais pessoais para subir ao altar.

Peças de segunda mão é tendência

Além de sapatos (40%), porta alianças (37%) e brincos (32%) foram destacados pelos entrevistados questionados sobre os itens que comprariam de segunda mão.

Inclusive, a pesquisa aponta que a maioria pretende investir até R$ 1.000 na compra da veste para a cerimônia. Já aqueles que têm a intenção de gastar mais de R$ 5.000 é minoria -- sendo a maior fatia representada pelos baby boomers, ou seja, nascidos entre 1945 a 1964.

Novas tradições e apostas

Quanto ao formato do casório, 32% deve oficializar a união apenas no cartório. O percentual é o mesmo daqueles que planejam o matrimônio tanto na cerimônia civil quanto na religiosa.

O recorte de gerações ainda aponta que a geração Y, também chamada geração do milênio, nascida entre os anos 1980, é a minoria, somando apenas 27% na realização de ambos os formatos. Por outro lado, a geração Z, que veio ao mundo entre 1996 e 2010, é a que demonstra maior interesse por esse tipo de celebração, com 35% das escolhas.

Regionalmente, o Sul do país é o mais adepto das cerimônias, reunindo 42% das respostas. O norte, no entanto, é o menor, com 11%. Por fim, a escolha apenas pela cerimônia religiosa é mais comum no Centro Oeste, com 15%.