#CNNPop

Demanda por dietas funcionais para cães cresceu 20% em um ano, diz pesquisa

No caso dos gatos, o aumento registrado no mesmo período foi de 9%

Flávio Ismerim, da CNN
Dieta funcional para pets foi destaque na PET South America, a principal feira da indústria pet da América Latina
Dieta funcional para pets foi destaque na PET South America, a principal feira da indústria pet da América Latina  • Freepik
Compartilhar matéria

A procura por dietas com ingredientes funcionais para pets subiu no último ano, conforme apontam dados apresentados na primeira edição do Petfood Forum Brasil. O encontro foi realizado dentro da feira PET South America, que aconteceu entre quarta (13) e sexta-feira (15).

Os números mostram um aumento de 20% para cães e de 9% para gatos, puxado, sobretudo, por componentes como probióticos, ômega 3 e antioxidantes. Isso acontece porque os tutores têm encarado com cada vez mais afeto para seus pets, em um fenômeno que Fabiano Cesar Sá, médico-veterinário e gerente de pesquisa e desenvolvimento da Adimax, chama de humanização.

Ele explica que existe uma tendência de personalizar as dietas conforme a necessidade de cada animal, trazendo, inclusive, diferentes suplementações ao longo da vida.

“Com a humanização dos animais de estimação, os tutores buscam alimentos de mais qualidade. Isso impacta diretamente na procura por produtos específicos e na saúde dos pets”, defende.

A Associação Brasileira da Indústria de Produtos para Animais de Estimação (Abinpet) acredita que há espaço para que esses números cresçam ainda mais. José Edson Galvão da França, presidente executivo da entidade, afirmou que o Brasil não produz nem metade dos alimentos para pets que poderia. Segundo ele, isso se deve, entre outras coisas, ao fato de que boa parte das famílias ainda dão restos de comida para os animais.

"Com a combinação de avanços na nutrição animal, maior consciência dos tutores e um mercado com capacidade de expansão, o segmento de dietas funcionais se consolida como um dos mais promissores do pet food. E a expectativa é que a demanda siga crescendo nos próximos anos, impulsionada pelo interesse cada vez maior em oferecer longevidade e qualidade de vida aos animais de estimação", disse Fabiano Cesar Sá.

Veja também: Governo lança RG para identificar e localizar pets