Dia do Índio: três personalidades indígenas que falam sobre sua cultura na internet
Elas mostram o dia a dia em uma aldeia e tiram dúvidas de seus seguidores: conheça três influenciadoras que somam milhares de curtidas nas redes sociais
Com a evolução tecnológica, não só a grande mídia, mas todo mundo com um celular em mãos pode produzir conteúdo e disseminar opiniões e informações.
E esse acesso está cada vez mais presente na população indígena, que tem usado as redes sociais como uma espécie de porta-voz da própria cultura.
Na internet, povos de diferentes tribos encontraram uma forma de desmistificar muitos pensamentos, compartilhando o dia a dia nas aldeias, explicando detalhes de sua cultura, os costumes e as características de seu povo.
Neste 19 de abril, data em que é celebrado o Dia do Índio, confira três influencers que falam sobre a cultura indígena nas plataformas digitais.
Ysani Kalapalo
Considerada a maior youtuber indígena do Brasil, com quase 700 mil inscritos, Ysani Kalapalo usa a plataforma para esclarecer algumas dúvidas sobre a cultura indígena, curiosidades e histórias.
Alguns dos assuntos abordados no canal são: quais as principais atividades dos índios, onde dormem, além de transmissões ao vivo na aldeias.
Um vídeo em que Ysani vai até o Rio Xingu, no Mato Grosso, e mostra curiosidades sobre a aldeia local soma mais de 119 mil visualizações.
No Instagram, ela acumula mais de 70 mil seguidores, onde responde várias perguntas dos usuários.
Diamantha Aweti Kalapalo
Com mais de 400 mil inscritos no YouTube e 20 mil seguidores no Instagram, Diamantha compartilha seu dia a dia e experiências nas plataformas. Ela é da mesma tribo de Ysani e é considerada a 2ª maior youtuber indígenas do Brasil.
Além de youtuber, Diamantha é artesã, sua especialidade é o cocar indígena.
Cunhaporanga
@cunhaporanga_oficial Resposta a @clara.131 Explicando um pouco para que serve o tipiti 🏹 #indígenass #tiktokindígena #foryou #mulheresguerreiras_ #jūgoa #tiktok #viral ♬ som original – Jūgoa
Sucesso no TikTok, Maira Godinho, conhecida como Cunhaporanga, acumula mais de 6 milhões de seguidores na rede social.
Ela começou a compartilhar o dia a dia e tirar dúvidas dos usuários sobre as tradições de sua tribo, a Tatuyo, durante a pandemia do coronavírus e conquistou uma legião de fãs, que recorrentemente tiram dúvidas sobre a cultura indígena.
No TikTok, Maira compartilha vídeos da família e amigos no cotidiano da aldeia. A influenciadora já mostrou a mãe fazendo tapioca, o instrumento Kariço ou formigas torradas como refeição. Ela nunca fica de fora das “trends” do aplicativo.
(Publicado por Thayana Nunes)