Do básico ao chique: 5 modelos de máscara de Carnaval para fazer em casa
Aprenda a fazer modelos de máscaras para arrasar nos blocos de Carnaval, festas ou até mesmo no Sambódromo


O Carnaval é o momento de extravasar e mostrar a sua criatividade para o mundo, seja através das fantasias ou até mesmo das máscaras, item comum na festa brasileira. Apesar de ser um acessório fácil de se encontrar, muitas pessoas apostam no “faça você mesmo” e decidem criar suas próprias máscaras dentro de casa.
E para se preparar para a maior festa do mundo, separamos algumas dicas e modelos de máscaras para pular o Carnaval da melhor forma possível.
Confira cinco dicas de máscaras para se jogar no Carnaval:
Clássica máscara de Carnaval

Básica e super acessível, a clássica máscara de Carnaval é uma ótima opção para aquela pessoa que deseja algo rápido e simples. Além de depender de poucos materiais, ela pode ser fabricada com itens fáceis de se encontrar dentro de casa, como papel e elástico.
A pessoa precisará apenas do molde que mais lhe agrade, papelão para a base, papel colorido de sua preferência, glitter, lantejoulas, cola e um elástico. É claro que é possível estilizá-la da maneira que desejar, mas é a primeira opção para quem decidiu pular o Carnaval de última hora.
Para as crianças

Crianças podem, e devem, se divertir com a folia do Carnaval. E se a fantasia não for suficiente para compor o look dos pequenos, uma ótima maneira de ajudar é colocando uma máscara para deixar tudo ainda mais divertido.
É claro que crianças podem usar o mesmo modelo de acessório utilizado por adultos, mas uma opção mais confortável são aquelas feitas de algum tipo de tecido. Máscaras de feltro e tecidos têm caído nas graças dos pais pela forma que se ajustam ao corpo, e podem ser feitas em casa com linhas coloridas, tecidos e elásticos para prender o acessório na cabeça ou em chapéus.
Inspirada na cultura pop

Os “nerds” de coração também podem pular o Carnaval, e ainda têm opções extremamente variadas para apostar. Seja um super-herói, ou até mesmo um grande vilão, as máscaras que envolvem cultura pop podem ser confeccionadas com os materiais simples que você encontra dentro de casa.
Atualmente, muitas pessoas têm apostado em imprimir os rostos de famosos em papel de gramaturas maiores que a do sulfite, que podem ser encontrados em papelarias; ou até mesmo apostam em moldar suas próprias máscaras, desde costurando com tecidos encontrados na residência como apostando em acessórios mais elaborados, que envolvem papelão, massa de modelar, tintas específicas que se adaptem aos materiais, elástico e muita, mas muita cola!
Uma máscara “diferentona”

Arames peluciados, máscaras cheias de bolinhas felpudas, e até glitter colorido podem ser boas opções para montar uma máscara diferente, e que provavelmente ninguém terá uma igual.
Customizar óculos que você não usa mais pode ser uma forma prática, barata e duradoura – que ao serem mesclados com os itens acima, ainda podem ajudar a curtir o famoso sol que acompanha os dias de Carnaval.
Máscaras sofisticadas

Penas, jóias e tecidos são para aqueles que querem mais sofisticação para suas máscaras. Assim como todas as outras, é necessário um molde que seja confortável para o seu rosto, e que pode ser feito tanto com papelão como com plásticos fáceis de modelar.
Com cola quente, é possível finalizar o acessório com tecidos, feltro, e até mesmo papel camurça, que ficarão ainda mais destacados com uma boa dose de brilho e irreverência.
Carnaval 2025: veja a ordem dos desfiles das escolas de samba do Rio