#CNNPop

Dua Lipa e Demi Moore: Semana de Moda de Paris e a volta da moda boom boom

Estilo se inspira nos anos 80 com estampa animal e maximalismo

Leah Dolan, da CNN
Dua Lipa no desfile da Chanel Primavera/Verão 2026  • Corbis/Corbis via Getty Images
Compartilhar matéria

Esta semana, um grupo tem chamado atenção. Começou no desfile de alta-costura da Schiaparelli em Paris na segunda-feira (26), quando Demi Moore chegou usando um macacão e casaco combinando com estampa de guepardo, criados pelo diretor criativo da casa, Daniel Roseberry.

Então, no desfile da Chanel na terça-feira (27), um look roubou a cena com a convidada VIP Dua Lipa, que aparentemente se inspirou em Fran Fine com um ousado conjunto de saia alfaiatada e bolsa 2.55. Cada centímetro da estrela pop estava coberto por um hipnótico redemoinho amarelo, preto e vermelho que parecia uma estampa animal psicodélica.

Dua Lipa no desfile da Chanel Primavera/Verão 2026 • Corbis/Corbis via Getty Images
Dua Lipa no desfile da Chanel Primavera/Verão 2026 • Corbis/Corbis via Getty Images

Na quarta-feira (28), ficou claro que o recado havia se espalhado da cidade luz até Nova York, quando Kendall Jenner apareceu com um vestido midi com listras de tigre bordadas. Ambos os looks eram da coleção Métiers d"Art 2026 da Chanel, apresentada em dezembro do ano passado.

Kendall Jenner no The Tonight Show com Jimmy Fallon • Todd Owyoung/NBC via Getty Images
Kendall Jenner no The Tonight Show com Jimmy Fallon • Todd Owyoung/NBC via Getty Images

É o básico dos anos 80, mas com uma reviravolta.

Desde sua estreia em outubro passado, Mattieu Blazy está gradualmente construindo seu nome, reinventando gentilmente o que antes parecia estático — tweed, conjuntos twin sets e pérolas, casacos — em roupas que são novas, empolgantes e fluidas. Faz sentido, então, que algo tão familiar quanto a estampa animal pareça fresco e singular através de sua perspectiva. Os looks de Lipa e Jenner estão longe dos típicos figurinos de esposa da máfia. Não há cabelos armados, nem pilhas de joias douradas, nem estilo "Sopranos". Em vez disso, a interpretação de Blazy é mais divertida — mais brilhante, mais ousada e, no caso do vestido tigrado de Jenner, em têxteis que parecem peças de brinquedo.

Enquanto Moore manteve seu look na primeira fila mais conservador, a Schiaparelli há muito tempo vem experimentando os limites da moda inspirada em animais (lembram da cabeça de leão em tamanho real da Kylie Jenner?) Nesta temporada, Roseberry continuou sua missão com uma coleção de alta-costura que apresentou texturas reptilianas réplicas, seios com presas protuberantes, corpetes de escorpião e um conjunto de saia de duas peças translúcido feito em escamas hiper-realistas de baiacu.

Demi Moore no desfile da Schiaparelli Primavera/Verão 2026 • Pierre Suu/Getty Images
Demi Moore no desfile da Schiaparelli Primavera/Verão 2026 • Pierre Suu/Getty Images

De acordo com o analista de tendências Data, But Make It Fashion, a estampa de leopardo padrão já está em ascensão.

Alguns estão chamando de era "Boom Boom" da moda — onde a doutrina dos anos 80 de peles, estampas contrastantes e uma abordagem gananciosa e maximalista no vestir se apresenta como uma divertida oportunidade de cosplay durante uma realidade econômica, política e social que, caso contrário, seria sombria.

Mas talvez desta vez, os estilistas entendam que para nos impedir de passar reto, as estampas de animais de 2026 precisam ser mais estridentes e mais ultrajantes do que nunca. Uma nova espécie por completo.