Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Especialistas dão dicas de como equilibrar consumo de doces no Halloween

    Embora o excesso de açúcar seja prejudicial à saúde, muitas restrições podem traumatizar as crianças

    Consumo de doces tende a aumentar no Halloween, mas isso não precisa ser um problema
    Consumo de doces tende a aumentar no Halloween, mas isso não precisa ser um problema Bloomberg via Getty Images

    Madeline Holcombeda CNN

    Supervisionar a forma como seu filho come doces neste Halloween pode ser mais uma travessura do que um doce, dizem os especialistas.

    Quando você já é adulto e cria filhos, aquele saco cheio de doces pode ser a parte mais assustadora do Halloween — seja a preocupação com uma possível corrida ao açúcar, preocupações com o perfeccionismo dos pais ou ansiedade com a cultura alimentar.

    “Faz sentido ter medo, porque fomos ensinados a ter medo”, disse Oona Hanson, treinadora de pais que mora em Los Angeles. “O açúcar é uma espécie de bicho-papão em nossa cultura atual.”

    Mas gerenciar o suprimento de doces do seu filho pode sair pela culatra, levando a uma supervalorização dos doces, comportamento compulsivo ou restrição prejudicial à saúde em seu filho, disse Natalie Mokari, nutricionista registrada na Carolina do Norte, nos EUA.

    Por mais estressante que seja ver seu filho com mais doces em uma noite do que comeria em um ano inteiro, a melhor abordagem pode ser aproveitar a alegria, acrescentou ela.

    “Eles estão naquela idade em que querem doces ou travessuras apenas por um pequeno vislumbre do tempo — é tão de curta duração”, disse Mokari. “Deixe-os aproveitar esse dia.”

    Os especialistas não estão sugerindo que as crianças comam açúcar o dia todo, todos os dias. A American Heart Association e o Comitê Consultivo de Diretrizes Dietéticas de 2020 —grupos encarregados de fornecer recomendações baseadas na ciência a cada cinco anos — recomendaram níveis diários mais baixos de açúcar.

    Muito açúcar adicionado tem sido associado a doenças cardiovasculares e à falta de nutrientes essenciais. Mas uma relação saudável com a comida tem equilíbrio, e você pode manter a dieta dos seus filhos cheia de nutrientes e ao mesmo tempo permitir que comam doces, disse Mokari.

    Ela e Hanson compartilharam algumas dicas sobre como aliviar o estresse de comer doces neste Halloween.

    Observe como você fala

    Algum estresse causado pela limitação dos doces de Halloween das crianças pode refletir a relação dos adultos com a comida.

    Se você olhar para os doces na sacola do seu filho e se preocupar com a possibilidade de comê-los ou ficar ansioso com o peso, pode ser uma boa ideia conversar com um profissional de saúde mental ou nutricionista sobre como refazer sua própria relação com a comida, disse Mokari.

    É especialmente importante, porque o que dizemos sobre a comida na frente das crianças pode ter um grande impacto na relação que elas têm com ela e com o seu corpo, disse Hanson.

    Um breve comentário do tipo “eu realmente preciso malhar depois de todo aquele açúcar” ou “não posso ter isso em casa, vou engordar” pode ter impactos duradouros de comer demais ou de menos, ela disse.

    Você deveria substituir os doces?

    Muitas comunidades têm suas próprias tradições para incentivar as crianças a desistirem de seus itens de Halloween. Talvez seja fazer uma “doação” para dentistas em troca de uma recompensa ou trocar o doce por um brinquedo.

    Há um lugar para eliminar doces depois do Halloween para algumas crianças, disse Hanson. Se seus filhos simplesmente não ficarem entusiasmados com os doces, eles podem pedir para trocá-los por brinquedos, disse Mokari.

    Ou, se tiverem alergias ou aversão a certos doces, poderão aproveitar a oportunidade de se livrarem daquilo que não podem ou não querem comer, disse Hanson.

    Mas se o seu filho olha para o saco cheio de doces com alegria, impor uma redução pode tornar os doces ainda mais valiosos nas suas mentes e aumentar uma fixação que pode não ter existido inicialmente, disse Mokari.

    Remover restrições

    O Halloween deveria ser ocasião de doces livres para todos? Talvez, disse Mokari.

    Assim como os adultos desejam tudo o que proibiram para si mesmos em uma dieta restritiva, as crianças que têm seus doces altamente controlados podem começar a valorizá-los mais do que de outra forma, disse ela.

    “O Twix proibido tem o sabor mais doce”, disse Hanson. Desfrutar de alimentos diferentes em ocasiões diferentes faz parte de uma relação saudável com a comida — então tente relaxar e aproveitar o feriado, disse Mokari.

    E lembre-se de que, embora eles possam consumir muitos doces no Halloween, nem sempre é assim que comem, acrescentou ela.

    Se você está preocupado com uma farra de doces nos dias seguintes, faça um plano com seu filho para dividir as guloseimas de maneiras que sejam emocionantes, disse Mokari.

    Talvez isso signifique embalar alguns pedaços no almoço ou adicioná-los ao lanche da tarde com mais alguns grupos de alimentos, acrescentou ela.

    Transforme dores de barriga em lições

    No entanto, pode ser difícil relaxar perto de meio quilo de chocolate quando você está preocupado com o impacto negativo que os doces podem ter em seu filho.

    Talvez seja uma dor de estômago por comer demais. Não é o pior resultado, disse Hanson. Essa dor de estômago pode ser uma lição importante sobre como ouvir o que seu corpo precisa e saber quando ele comeu algo gostoso demais, acrescentou ela.

    Talvez você se preocupe com a corrida do açúcar. Bem, o açúcar afeta a todos de maneira diferente, e algumas crianças podem parecer estimuladas, enquanto outras ficam irritadas, disse Mokari. Mas ambos provavelmente terminarão em colapso.

    E de qualquer forma, as crianças provavelmente ficarão ainda mais entusiasmadas no Halloween, disse Hanson. Mesmo sem todo o açúcar, ela disse para lembrar que é emocionante para eles.

    *Essa reportagem foi atualizada a partir de uma matéria de 2022

    Este conteúdo foi criado originalmente em inglês.

    versão original