Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    #CNNPop

    Experiência imersiva no CCBB SP traz reflexão sobre oceanos com criptoarte

    Obras de 18 artistas foram selecionadas para celebrar a Década do Oceano, definida pela ONU

    Obra de Vini Naso na montagem da exposição no Rio de Janeiro
    Obra de Vini Naso na montagem da exposição no Rio de Janeiro CCBB/Divulgação

    Giovana Christda CNN

    Está em cartaz no Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB), na unidade de São Paulo, a “Década dos Oceanos – I Mostra Nacional de Criptoarte”. Exposição reúne obras de tecnologia e imersão para conscientizar sobre a importância dos mares.

    O tema da mostra se dá pela definição da Organização das Nações Unidas (ONU) de que estamos na Década do Oceano. De 2021 a 2023, o órgão ressalta a promoção de ações para preservar as áreas marinhas, assim como a mostra.

    Trabalhos de 18 artistas que misturam tecnologia e histórias da arte estão expostos para proporcionar uma experiência imersiva. As obras participantes foram selecionadas pelo curador Marcio Harum, membro da equipe da Bienal de Arte Contemporânea de Antofagasta, no Chile.

    A criptoarte, segundo a Academia Brasileira de Letras, é uma “Obra de arte digital (ilustração, pintura, fotografia, música, etc.) assinada pelo artista por meio de um código único registrado em plataforma blockchain, que garante seu caráter autêntico e exclusivo.”

    A mostra ficou em cartaz no CCBB do Rio de Janeiro entre novembro de 2023 e fevereiro de 2024, com mesma curadoria, entretanto com diferentes obras.

    Os artistas selecionados para a edição na unidade de São Paulo são: Anaísa Franco, Suzete Venturelli, Lucas Bambozzi, Tania Fraga, Rejane Cantoni, Giselle Beiguelman, Gustavo Von Ha, Carlos Vamoss, Vini Naso, Leandro Lima, Monica Rizzolli, biarritzzz, Hifa Cybe e Maurizio Mancioli, Ikaro Cavalcante, Simone Michelin, Eduardo Kac, Alexandre Rangel, Clelio de Paula.

    Serviço

    “Década dos Oceanos – I Mostra Nacional de Criptoarte”

    • Local: Centro Cultural Banco do Brasil São Paulo
    • Endereço: Rua Álvares Penteado, 112, Centro
    • Período: 27 de março a 3 de junho
    • Ingressos gratuitos disponíveis em bb.com.br/cultura e na bilheteria física do CCBB SP
    • Funcionamento: aberto todos os dias, das 9h às 20h, exceto às terças-feiras