#CNNPop

Exposição com curadoria de OSGEMEOS remonta as origens do hip-hop

Mostra em cartaz no Sesc 24 de Maio conta a história da revolução urbana que transformou a capital paulista

Giovana Christ, da CNN Brasil
OSGEMEOS são uma dupla de grafiteiros formada por Otávio e Gustavo Pandolfo que viajou o mundo expondo seus trabalhos que vão de retratos de família à crítica social e política
OSGEMEOS são uma dupla de grafiteiros formada por Otávio e Gustavo Pandolfo que viajou o mundo expondo seus trabalhos que vão de retratos de família à crítica social e política  • CNN
Compartilhar matéria

Está em cartaz no Sesc 24 de Maio a exposição "HIP-HOP 80’sp – São Paulo na Onda do Break". A mostra reúne três mil peças, entre peças originais do auge da cultura hip-hop e obras de arte, para contar a história da revolução urbana que transformou a capital paulista.

A curadoria coletiva ficou por conta de OSGEMEOS, Rooneyoyo O Guardião, KL Jay (DJ histórico dos Racionais MC’s), Thaíde, as pioneiras Sharylaine e Rose MC e o b-boy ALAM Beat.

À CNN, OSGEMEOS — dupla de grafiteiros formada por Otávio e Gustavo Pandolfo que viajou o mundo expondo seus trabalhos que vão de retratos de família à crítica social e política — disse que a exposição é "uma máquina do tempo que retrata os anos 1980. Quem não viveu, não tem ideia do que era o começo do início da cultura hip-hop".

Em cartaz até 29 de março de 2026 em São Paulo, "HIP-HOP 80’sp – São Paulo na Onda do Break" retrata as regiões da capital paulista que foram palcos de resistência – entre eles a estação São Bento, a Praça Roosevelt, o Parque Ibirapuera e a famosa esquina da 24 de Maio com a Dom José de Barros, onde está localizado o Sesc 24 de Maio.

As três mil peças expostas são oriundas de coleções pessoais, como a do Nelson Triunfo, Billy, Pierre, Ricardinho e Renilson do grupo Electric Boogies, somadas a equipamentos de som originais, flyers de bailes black, roupas de época, colaborações do Museum of Graffiti de Miami e outros objetos.

O cenário da exposição simula uma linha de metrô que passa pelo Bronx e as gangues dos anos 1970, a fotografia de Martha Cooper, o cinema de Michael Holman e Henry Chalfant, a cultura dos DJ’s, a chegada do break ao Brasil, a influência dos filmes e, finalmente, a Estação São Bento: o epicentro do hip-hop paulistano.

Serviço

"HIP-HOP 80’sp – São Paulo na Onda do Break"

  • Quando: 24 de julho de 2025 a 29 de março de 2026
  • Horário de funcionamento: terça a sábado, das 9h às 21h; domingos e feriados, das 9h às 18h
  • Local: Sesc 24 de Maio – Rua 24 de Maio, 109 – República, São Paulo (SP)
  • Classificação Livre | Entrada gratuita