Exposição em SP conta a história do funk com mais de 400 obras
Montagem no Museu da Língua Portuguesa debate sobre a importância do gênero musical
A exposição "FUNK: Um grito de ousadia e liberdade" está em cartaz no Museu da Língua Portuguesa, em São Paulo, contando a história do gênero musical que nasceu nas periferias e tomou o Brasil com seu ritmo.
Com 473 obras, a mostra reúne pinturas, fotografias e registros audiovisuais para debater o papel do funk — carioca e paulista — nos repertórios linguísticos, artísticos e afetivos. Os visitantes podem conhecer a montagem até o dia 30 de agosto de 2026.
Entre os artistas representados no Museu da Língua Portuguesa estão Panmela Castro, Rafa Bqueer, Marcela Cantuária, Maxwell Alexandre, Rafa Black, Brenda Nicole, Tiago Furtado e Markus CZA.
"FUNK: Um grito de ousadia e liberdade" tem curadoria de Taísa Machado, Dom Filó, Amanda Bonan, Marcelo Campos e Renata Prado, que selecionaram obras que mostram o gênero musical para além da sua sonoridade, evidenciando sua origem cultural urbana, periférica, as coreografias, as comunidades, e os seus desdobramentos estéticos, políticos e econômicos no imaginário.
As obras ajudam a contar a história do funk desde sua gênese nos bailes black, que começaram a acontecer no Rio de Janeiro e em São Paulo no fim dos anos 1960, a partir da ancestralidade negra já presente nas eras Soul e Black Music.
Serviço
"FUNK: Um grito de ousadia e liberdade"
- Quando: 5 de novembro de 2025 a 30 de agosto de 2026
- Onde: Museu da Língua Portuguesa
- Endereço: Praça da Luz, s/nº - Centro Histórico de São Paulo, São Paulo - SP, 01120-010
- Classificação indicativa: 14 anos
- Horários: terça a domingo, das 9h às 16h30
- Ingressos: R$ 24 (inteira) e R$ 12 meia - grátis aos sábados e domingo - plataforma Sympla


