Fim do Mercúrio retrógrado: nova fase promove melhorias na comunicação
Período considerado conturbado deve chegar ao fim e todos os signos sentirão a "melhora"
Após semanas de desafios e reflexões, Mercúrio retrógrado finalmente chegará ao fim. O término está previsto para acontecer às 18h14 desta quarta-feira, 28 de agosto.
Esse período, que se tornou famoso por seus efeitos sobre a comunicação, tecnologia e tomadas de decisão, costuma ser uma fase de revisões e ajustes.
Com o universo se organizando para retomar ao “ritmo normal” com Mercúrio voltando ao seu movimento direto, muitos se perguntam: o que resta dessa fase intensa e o que podemos aprender com ela?
À CNN, a astróloga Vivi Pettersen diz que a comunicação e o andamento da rotina melhoram, o que afeta de forma coletiva o horóscopo. “Todos os signos sentem essa melhora e podem colocar as coisas nos seus devidos lugares, se planejar melhor e executar o que precisam”, afirma.
Contudo, enquanto nos preparamos para despedir dessa fase, algumas energias residuais ainda podem ser sentidas. Essas sensações podem se manifestar em forma de ajustes finais, esclarecimento de mal-entendidos e a necessidade de concluir assuntos pendentes.
Mas, afinal, como é o movimento de Mercúrio retrógrado?
Conforme explicado anteriormente pela astróloga, normalmente, os planetas se movem de oeste para leste através das estrelas à noite, o chamado movimento progressivo. Periodicamente, porém, esse movimento muda, e eles se movem de leste para oeste através das estrelas, o que é conhecido como movimento retrógrado.
Este período, que pode se repetir de três a quatro vezes ao ano, é amplamente conhecido por causar uma série de desafios e confusões que pode acarretar à vida das pessoas, mas também pode trazer oportunidades valiosas para reflexão e crescimento pessoal.
“Mercúrio retrógrado é o responsável pelas energias de Gêmeos e Virgem. Normalmente, ele nos influencia em nosso cotidiano, trabalho diário, questões financeiras, contratos, compra e venda e aparelhos eletrônicos. Mas, é na comunicação onde sentimos mais a influência de Mercúrio”, afirma a especialista.
Quais lições ficam?
Um dos grandes ensinamentos deste período se deu diretamente à comunicação. Para os leoninos, por exemplo, foi preciso administrar melhor os impulsos, tomando todo cuidado com cada palavra direcionada.
Para os cancerianos, foi essencial ter cuidado redobrado com as falas durante este período. O recado foi: seja cauteloso ao se expressar. Assim como para os geminianos, cujo momento trouxe à tona situações burocráticas a serem solucionadas com a melhor comunicação possível.
Já aos virginianos, houve a necessidade de uma preparação para desafios e imprevistos durante a rotina, o que exigiu pensamentos “fora da caixa” e melhores alternativas para os planos futuros. Além disso, o signo também teve que passar por autocontrole nas conversas consigo mesmo e tentar realizar menos cobranças sobre si.
De um modo geral, a comunicação passará a fluir melhor, assim como a sensação de que tudo está em andamento. “Com o trânsito de Mercúrio Retrógrado, as energias vibram na imprevisibilidade e lentidão, mas agora isso cessa e deixa tudo em seu fluxo”, conclui Vivi.
Quando é o próximo Mercúrio retrógrado?
O ano de 2024 ainda terá mais um período de Mercúrio retrógrado. Confira:
- 25 de novembro a 15 de dezembro.
Signos e amuletos: saiba quais são os seus objetos de sorte e proteção