Frizz no inverno: saiba como evitar os fios arrepiados
Aspecto pode ser combatido, respeitando as necessidades de cada cabelo

Com a chegada da estação mais fria do ano, recorrer ao uso da água mais quente durante o banho é um hábito comum. No entanto, a prática pode prejudicar não apenas a saúde da pele, como a estrutura dos fios capilares.
O calor em excesso remove a proteção natural do cabelo, intensificando assim o ressecamento. O resultado, então, é fácil de se perceber: madeixas opacas, sem brilho, indisciplinadas e com toque áspero.
Indo além da questão estética, o frizz é um sinal nítido de que os fios estão em desequilíbrio. Em grande parte dos casos, a situação ocorre por conta da falta de água e da perda da barreira lipídica, que protege e retém a hidratação. No final das contas, os fios arrepiados não são um problema, mas sintomas de uma série de erros típicos.
A notícia boa é que esse aspecto pode ser combatido, mas não com soluções genéricas que, por muitas vezes, podem maquiar o problema. Cada cabelo possui suas próprias necessidades, por isso, o primeiro passo para recuperar o alinhamento e o glow natural é realizar um diagnóstico capilar preciso.
Com ele, será possível indicar uma rotina de tratamento sob medida, com foco na nutrição e na reposição de água. Segundo Vitor Ribeiro, artista capilar no Casa VR, o frizz não se resolve de uma hora para outra. "É preciso cuidado contínuo. Uma boa linha de hidratação, combinada com home care, óleos e leave-in, é essencial para tratar de verdade, sem disfarçar".
Ele ressalta também que produtos com ácidos salicílico, niacinamida, manteiga de murumuru e manteiga de karité normalmente "são excelentes aliados em um cronograma capilar voltado para o combate ao frizz".
Apesar disso, segundo o profissional, o diagnóstico é o que faz toda diferença no cabelo e não deve ser substituído por fórmulas prontas.
Dessa forma, cuidar do cabelo vai muito além de produtos e aparências - exige conhecimento, paciência e um tratamento personalizado. Com o suporte certo, tanto em expertise quanto em ambiente, é possível restaurar a beleza natural de cada cabelo.


