Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    #CNNPop

    Guerra na Ucrânia: Kobra e artista ucraniano criam mural gigante em SP

    Dois anos após o início do conflito, os artistas se uniram como forma de conscientização

    Eduardo Kobra e Sasha Korban se unem para criar mural gigante em São Paulo
    Eduardo Kobra e Sasha Korban se unem para criar mural gigante em São Paulo HIATO/Fefê Vilaça

    Aline Oliveirada CNN

    Dois anos após a invasão da Ucrânia pela Rússia, o artista brasileiro Eduardo Kobra se uniu ao ucraniano Sasha Korban para pintar um mural gigante em um prédio residencial na cidade de São Paulo.

    Intitulada “The Exchange” (o intercâmbio, em tradução livre), a obra foi feita na lateral de um edifício de nove andares, no bairro de Pinheiros (zona oeste de SP).

    O mural, feito em colaboração pelos dois artistas, representa o objetivo comum de ambos os países pela proteção do meio ambiente, destacando a destruição causada pelo conflito no território ucraniano e os impactos significativos para sua população.

    Na arte ainda é possível ver borboletas emergindo de um vaso tradicional ucraniano rachado, algo que representa os danos causados ao reflorestamento do país europeu.

    Para destacar seu estilo multicolorido, Kobra acrescentou um par de mãos, que une os pedaços do vaso partido, em uma referência “à força e à resiliência da Ucrânia e do meio ambiente”, diz comunicado enviado à imprensa.

    “Recebemos o convite para participar do projeto ‘The Exchange’ em razão dos diversos murais que já tenho pelo mundo inteiro com mensagens de paz. Para a criação do mural, me inspirei em um vaso de cerâmica, com as cores da bandeira ucraniana”, conta Eduardo Kobra no mesmo comunicado.

    / HIATO/Fefê Villaça

    “Adicionei as mãos de diferentes pessoas, representando a força da Ucrânia. Para conectar os dois lados do prédio, escolhemos as borboletas nas cores das bandeiras do Brasil e da Ucrânia saindo do recipiente e indo de encontro ao mural do Sasha. Foi a minha maneira de simbolizar a resiliência, união, resistência e esperança do povo ucraniano de reconstruir o país”, ainda complementou.

    Já do outro lado, em outro prédio, Sasha incorporou um dançarina tradicional ucraniana, que imita o movimento das borboletas –  enfatizando “o voo de liberdade que os ucranianos desejam alçar”.

    “O meio ambiente é uma vítima esquecida desta guerra. Eu quero que essa obra mostre que, face à destruição deliberada dos nossos ecossistemas pela Rússia, e apesar de estar sob constante ataque, o povo da Ucrânia fará tudo que puder para garantir que a natureza floresça de novo”, disse o ucraniano.

    Licença especial

    Sasha Korban vive em Kiev e viajou ao Brasil especialmente para participar do projeto. Para isso, precisou pedir uma autorização especial, já que, de acordo com a Lei Marcial em vigor na Ucrânia, homens entre 18 e 60 anos só podem deixar o país em circunstâncias específicas.

    Ele chegou ao país no dia 25 de fevereiro, quando se encontrou pela primeira vez com o artista brasileiro, em seu ateliê em Itu (interior de SP). Depois, os artistas passaram a pintar juntos o mural que destaca como a invasão da Ucrânia pela Rússia tem causado destruição ao redor do mundo e impactado significativamente a vida de todos no planeta.

    Apoiado pelo Instituto Ucraniano no Brasil, o mural pode ser visto no seguinte endereço: avenida Pedroso de Morais, 144, Pinheiros, São Paulo.