Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    #CNNPop

    Marca de luxo divide opiniões com coleção que ostenta cabeças falsas de animais

    Schiaparelli se inspirou em "A Divina Comédia" ao fazer peças que incluem cabeças de leopardo, leão e lobo

    Reprodução/Instagram

    Isabela Gadelhada CNN

    A nova coleção de alta-costura da Schiaparelli, exibida durante a Paris Fashion Week, que começou nesta segunda-feira (23), está dividindo opiniões.

    “Inferno Couture” traz em suas roupas cabeças falsas de leopardo, leão e lobo representando, respectivamente, a luxúria, o orgulho e a avareza como alegoria à “Divina Comédia”, de Dante Alighieri –no livro, os três estão na porta do inferno quando Dante encontra Virgílio, poeta latino que o guia pela história.

    As peças foram esculpidas à mão com resina, lã e pele sintética de seda, e pintadas à mão para parecer o mais realista possível. A Schiaparelli informou que nenhum animal foi prejudicado no processo.

    Entre os convidados do desfile, estava Kylie Jenner, que usou o vestido com cabeça de leão na primeira fila. Em seu Instagram, ela postou o look com a legenda “A Bela e a Fera” e agradeceu a marca pela “manhã especial”.

    / Reprodução/Instagram

    Por mais que seja sintético, o uso das cabeças de animais como vestimenta desencadeou várias críticas.

    Nos comentários de uma postagem do Instagram da marca, o zoologista e apresentador Dan O’Neill defendeu que é preciso parar de mostrar animais como “produtos” de luxo.

    “Eles podem ser feitos de espuma, mas são espécies ameaçadas de extinção que historicamente foram mortas para que suas peles fossem transformadas em roupas”, comentou.

    Outra usuária, chamada Camille Paolini, comentou que está cansada com o fato de que a indústria da moda, segundo sua visão, é totalmente alheia ao que acontece no mundo.

    “Vocês estão tão desconectados com o estado do planeta? Vocês têm alguma ideia das consequências de suas ações?”, comentou. “Por que não usar isso [a semana de moda] como uma oportunidade para conscientizar sobre a condição de espécies ameaçadas, para fundações e associações que estão realmente tentando fazer algo de bom para o planeta?”.

    Mas há também quem defenda as roupas da marca:

    Confira outras reações da internet: