Mercúrio retrógrado está de volta; saiba como lidar
Embora o período tenha fama de causar transtornos, ele também oferece oportunidades para reavaliar e ajustar aspectos importantes da vida; confira as dicas
O fenômeno astrológico de Mercúrio retrógrado, que ocorre aproximadamente três vezes por ano, recomeça nesta segunda-feira (25) e promete impactar a vida de todos, especialmente em questões relacionadas à comunicação, tecnologia, viagens e planejamento, até o dia 15 de dezembro.
Mas o que realmente significa essa retrogradação e como ela pode afetar o seu cotidiano? Segundo Joyce, consultora esotérica do site Astrocentro, tudo o que está relacionado a Mercúrio pode enfrentar bloqueios e dificuldades durante esse período. Isso inclui desde uma proposta bem definida que deveria acontecer, mas acaba não se concretizando no tempo esperado — ou, pelo menos, não da forma como foi planejada.
“Se for a supermercados, farmácias ou enfrentar qualquer tipo de fila, vá com paciência e tempo disponível, pois já estamos na zona de sombra de Mercúrio retrógrado”, explica à CNN.
O que é Mercúrio retrógrado?
Na astrologia, Mercúrio é o planeta responsável pela comunicação, lógica, trocas de informações e movimento. Quando ele entra em retrogradação, aparenta se mover para trás no céu em relação à Terra. Embora seja um efeito visual, astrologicamente, isso simboliza uma pausa ou revisão nos assuntos regidos por este planeta.
Joyce destaca que o planeta estará aos 22 graus de Sagitário e voltará até o graus 6 do mesmo signo. “Pessoas com planetas pessoais nestes graus de Sagitário poderão sofrer um impacto mais acentuado, de acordo com a natureza do outro planeta envolvido”, conta.
Desta forma, em linhas gerais, esta retrogradação tende a intensificar excessos e exageros, já que Sagitário é regido por Júpiter, o maior planeta do sistema solar. Conhecido por sua inteligência, confiança e senso de humor marcante, este signo pode enfrentar, durante este período, o risco da prepotência e da ilusão de saber mais do que realmente sabe.
“Outro efeito distorcido é autoconfiança em excesso e orgulho inflado (reforçado por Marte em Leão, que também ficará retrógrado). O bom humor também pode pender para o exagero e virar ironia, sarcasmo, a ponto de ofender alguém”, acrescenta.
Principais áreas afetadas pelo Mercúrio retrógrado
- Atrasos: por exemplo: extravio de documentos, sistemas que travam e não liberam informações a tempo, agendas que não batem. Também poderá ser por conflitos de ideias que leve a revisão de cláusulas, mudanças de planos dos envolvidos, situações que atravessam e exigem prioridade, deixando o acordo para depois ou mudando o formato durante as tratativas. Inclusive, alguns contratos podem ser abandonados.
- Problemas de comunicação: mensagens direcionadas para pessoas erradas, informações que vazam por ações criminosas ou sistemas de comunicação que travam — celular, computador, aparelhos domésticos e até grandes sistemas de comunicação, telecomunicação, internet, satélites. A lógica desse fenômeno é que, durante Mercúrio retrógrado, as informações podem seguir caminhos inesperados, exigindo uma revisão na maneira de se comunicar. Esse impacto também se estende ao fluxo de dados entre componentes eletrônicos, o que pode interferir no funcionamento adequado dos aparelhos.
- Sistemas de transporte e de trânsito: o “leva e traz” de Mercúrio também atua no plano físico, na locomoção das pessoas. Nessa fase, obras demoram mais para serem concluídas, ou seja, os transtornos viários duram mais tempo. Abusos no trânsito por parte dos motoristas também são mais evidentes nessa época. Congestionamentos também podem bater recordes.
- A volta do ex: se você tem pendências com alguém do passado, ou se essa pessoa guarda algo mal resolvido em relação a você, prepare-se para um possível contato. Embora isso possa pegar muitos de surpresa, quem acompanha as previsões astrológicas sabe que reencontros desse tipo são bastante comuns durante as retrogradações de Mercúrio. O movimento retrógrado do planeta inspira uma revisão de palavras ditas, atitudes tomadas, posicionamentos assumidos e até de acordos feitos — ou daqueles que ficaram pelo caminho.
- Fim das pendências: você poderá sentir urgência em resolver tudo o que ficou pela metade. Pode ser efeito da simples revisão de planejamentos e atitudes por conta própria. Mas pode ser também forçado por situações insustentáveis, que causem grandes prejuízos, num estilo “ou muda ou muda”.
Como cada signo irá sentir os efeitos?
O mapa astral é único e, portanto, pessoas do mesmo signo solar podem ser afetadas de formas diferentes durante este período. Desta forma, a consultora esotérica fez uma tiragem do Arcano Maior do Tarô para apresentar melhores orientações.
- Áries – A Força
Coragem, determinação e força de vontade mediante a testes de resistência que exigem autocontrole. Indica superação, obstáculos rompidos com sucesso.
Na astrologia, Áries pertence ao elemento fogo, o mesmo do signo de sagitário. Aqui, a revisão será benéfica para tomar consciência das próprias ações e da própria força.
- Touro – A Justiça
A justiça estará a seu favor. Esta carta é o prenúncio de prosperidade vinda de ações justas. Ou decisões que envolvem outras pessoas que serão tomadas com equilíbrio e paz como todo taurino deseja.
Na astrologia, Touro não faz grandes aspectos com Sagitário, portanto Mercúrio retrógrado terá menos efeitos, mas poderá ser sentido na casa astrológica onde a pessoa possui Sagitário no mapa natal.
- Gêmeos – O Louco
Lançar-se ao desconhecido, permitir-se viver novas experiências. Fácil para um geminiano que tem múltiplas habilidades, mas aqui tudo indica que o outro é o coloque em novas situações e não ocorra exatamente por vontade própria.
Na astrologia, Gêmeos é regido por Mercúrio e é o signo oposto a Sagitário. Os efeitos podem ser mais fortes e a relação com o outro será a principal questão a ser trabalhada. Definitivamente, acordos precisam ser deixados para depois da retrogradação, ou corre-se o risco de precisar de retificações.
- Câncer – O Imperador
A revisão de crenças apontada por Mercúrio retrógrado mostrará se está no caminho certo, no controle e direcionamento da própria vida. Período menos sensível e mais frio e analítico.
Na astrologia, Câncer não faz grandes aspectos com Sagitário, portanto Mercúrio retrógrado terá menos efeitos, mas poderá ser sentido na casa astrológica onde a pessoa possui sagitário no mapa natal.
- Leão – O Mago
Leoninos terão tudo o que precisam nas mãos, inclusive todo o conhecimento necessário para realizar algo de seus interesses e, durante este período, esses pontos ficarão mais claros.
Na astrologia, Leão pertence ao elemento fogo, o mesmo do signo de Sagitário. Neste contexto, a retrogradação será uma oportunidade valiosa para refletir sobre sua autoestima.
- Virgem – A Roda da Fortuna
A alegria não é eterna, assim como nenhum desafio dura para sempre. Para os virginianos, este é um período que pede movimento e compreensão dos ciclos da vida. É um momento de revisar ações e, possivelmente, ajustar pontos de vista para colher melhores resultados no futuro.
Na astrologia, Virgem também é regido por Mercúrio, o que, combinado com o aspecto tenso com Sagitário, pode gerar desafios. Fique atento à combinação de criticidade com sarcasmo, que pode resultar em conflitos desnecessários. Procure ouvir mais e guardar suas observações para depois de 16 de dezembro.
- Libra – O Carro
Assuma o controle da sua vida — você tem o poder para isso. A carta simboliza um homem plenamente capaz de alcançar seus objetivos com rapidez, representado pela carruagem, mas que não usa rédeas para guiá-la. Este é um convite para aproveitar o período de revisão de crenças e aprender a direcionar sua própria trajetória.
Na astrologia, Libra tem uma afinidade natural com Sagitário, mas a retrogradação pode evidenciar excessos em relações desequilibradas, especialmente as abusivas, oferecendo a chance de promover libertações e mudanças significativas.
- Escorpião – A Imperatriz
Permita que sua sensibilidade floresça e perceba como ela pode beneficiar até mesmo aspectos materiais da sua vida. Esta é a carta da mãe e da fertilidade, simbolizando a importância de cultivar crenças positivas e praticar atos generosos.
Na astrologia, Escorpião não apresenta grandes aspectos com Sagitário, o que torna os efeitos de Mercúrio retrógrado menos intensos para este signo. No entanto, sua influência pode ser percebida na casa astrológica onde Sagitário está posicionado no mapa natal.
- Sagitário – A Sacerdotisa
A vida guarda seus mistérios, e é importante aceitar que nem sempre temos todas as respostas. Este é um momento para mergulhar em questões internas, encarar segredos ocultos e explorar partes de si mesmo que ficaram veladas. Enfrente esse processo sem medo do que pode encontrar.
Com a retrogradação ocorrendo diretamente no seu signo, a vida pessoal pode ser mais afetada, trazendo à tona uma revisão profunda de crenças e comportamentos.
- Capricórnio – O Sol
Brilho, leveza e alegria estão ao seu alcance, desde que você reconheça que é quem escolhe as cores do seu caminho. Este é um momento para identificar padrões de auto sabotagem com clareza. Quando o Sol ilumina, revela tanto as belezas quanto as imperfeições — acolha ambos com sabedoria.
Na astrologia, Capricórnio não forma aspectos significativos com Sagitário, o que suaviza os efeitos de Mercúrio retrógrado. Ainda assim, sua influência pode ser percebida na casa astrológica onde Sagitário está localizado no mapa natal.
- Aquário – A Estrela
Sucesso, inspiração e realização estão ao seu alcance. Não há motivo para receios. Ao revisar a forma como se apresenta ao mundo e se comunica, você perceberá que pode ser aceito e amado exatamente como é, sem precisar provar nada a ninguém.
Na astrologia, Aquário tem afinidade com Sagitário. Durante a retrogradação, você poderá reavaliar as pessoas com quem convive, questionando se elas realmente agregam conhecimento à sua vida. É possível que, ao final deste período, você faça um filtro e ajuste suas relações.
- Peixes – O Enforcado
Algo está te mantendo preso a uma situação que exige sacrifício, mas o enforcado não tem as mãos atadas. Se desejar, ele pode sair dessa perspectiva caótica e, ao invés de ver o mundo de cabeça para baixo, passará a enxergar tudo de uma visão ampla, com a capacidade de perceber o panorama geral.
Na astrologia, Peixes forma uma quadratura com Sagitário. O risco aqui é o excesso de devaneios e mentiras, que podem ser desmascaradas durante este período.
Superluas de 2024: veja fotos do fenômeno ao longo do ano
- 1 de 20
Superlua de meados de agosto de 2024, registrada na cidade de Manaus (AM) • SANDRO PEREIRA/FOTOARENA/FOTOARENA/ESTADÃO CONTEÚDO
- 2 de 20
Superlua azul de agosto de 2024 vista na região da zona sudeste da cidade de São Paulo • ETTORE CHIEREGUINI/AGIF - AGÊNCIA DE FOTOGRAFIA/AGIF - AGÊNCIA DE FOTOGRAFIA/ESTADÃO CONTEÚDO
- 3 de 20
Superlua azul de agosto de 2024 vista na região da zona sudeste da cidade de São Paulo • ETTORE CHIEREGUINI/AGIF - AGÊNCIA DE FOTOGRAFIA/AGIF - AGÊNCIA DE FOTOGRAFIA/ESTADÃO CONTEÚDO
-
- 4 de 20
Superlua azul de agosto de 2024 vista em Arlington, Virginia, nos EUA • J. David Ake/Getty Images
- 5 de 20
Superlua Azul de agosto de 2024 vista em Lisboa, Portugal • Henrique Casinhas/SOPA Images/LightRocket via Getty Image
- 6 de 20
Superlua de setembro de 2024, pouco antes do eclipse parcial lunar, vista de Bauru, no interior de São Paulo • Observatório Didático de Astronomia da Unesp
-
- 7 de 20
Superlua de setembro de 2024, pouco antes do eclipse parcial lunar, vista de Bauru, no interior de São Paulo • Observatório Didático de Astronomia da Unesp
- 8 de 20
Superlua de setembro de 2024, pouco antes do eclipse parcial lunar, vista de Bauru, no interior de São Paulo • Observatório Didático de Astronomia da Unesp
- 9 de 20
Eclipse parcial da Superlua que ocorreu em setembro de 2024, visto de Porto Alegre, no Rio Grande do Sul • DONALDO HADLICH /CÓDIGO19/ESTADÃO CONTEÚDO
-
- 10 de 20
Eclipse parcial da Superlua que ocorreu em setembro de 2024, visto de Porto Alegre, no Rio Grande do Sul • DONALDO HADLICH /CÓDIGO19/ESTADÃO CONTEÚDO
- 11 de 20
Registros do eclipse parcial da Superlua em setembro de 2024 feitos em Torres, no Rio Grande do Sul • Gabriel Zaparolli
- 12 de 20
Lua do Caçador, maior Superlua do ano, é vista a partir da cidade de João Pessoa (PB), em outubro de 2024 • JOSEMAR GONÇALVES/ENQUADRAR/ESTADÃO CONTEÚDO
-
- 13 de 20
Maior Superlua do ano é vista a partir da cidade de Porto Alegre, em outubro de 2024 • JORGE LANSARIN/ENQUADRAR/ESTADÃO CONTEÚDO
- 14 de 20
Maior Superlua do ano é vista a partir da cidade de Porto Alegre, em outubro de 2024 • JORGE LANSARIN/ENQUADRAR/ESTADÃO CONTEÚDO
- 15 de 20
Maior Superlua do ano é vista a partir da cidade de Porto Alegre, em outubro de 2024 • JORGE LANSARIN/ENQUADRAR/ESTADÃO CONTEÚDO
-
- 16 de 20
Maior Superlua do ano, é vista a partir de Xangri-lá, no litoral norte gaúcho, em outubro de 2024 • EVANDRO LEAL/ENQUADRAR/ESTADÃO CONTEÚDO
- 17 de 20
Maior Superlua do ano, é vista a partir de Xangri-lá, no litoral norte gaúcho, em outubro de 2024 • EVANDRO LEAL/ENQUADRAR/ESTADÃO CONTEÚDO
- 18 de 20
Última Superlua de 2024, a Lua do Castor, vista de Porto Alegre (RS), em 15 de novembro • EVANDRO LEAL/ENQUADRAR/ESTADÃO CONTEÚDO
-
- 19 de 20
Última Superlua de 2024, a Lua do Castor, vista de Porto Alegre (RS), em 15 de novembro • EVANDRO LEAL/ENQUADRAR/ESTADÃO CONTEÚDO
- 20 de 20
Última Superlua de 2024, a Lua do Castor, vista de Fortaleza (CE), em 15 de novembro • CAIO ROCHA/ISHOOT/ESTADÃO CONTEÚDO
O que é Mercúrio retrógrado e quais as datas deste período em 2024