Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    #CNNPop

    “Mermaidcore”: como adotar a tendência que aposta no visual das sereias?

    Tops brilhantes, cabelo ondulado, maquiagem azul, pérolas e tecidos transparentes são alguns dos itens dessa moda

    Tendência "mermaidcore" traz muita lantejoula, pérolas, roupas metalizadas e cabelos volumosos
    Tendência "mermaidcore" traz muita lantejoula, pérolas, roupas metalizadas e cabelos volumosos Reprodução/Pinterest

    Beatrice Teizencolaboração para a CNN

    Você já ouviu falar em “mermaidcore”? A tendência, inspirada no visual das sereias, está bombando no TikTok – são mais de 456 milhões de visualizações na hashtag –, nas passarelas da moda e promete estar mais em alta no verão 2024.

    Para entender essa estética, pense na aparência do ser mitológico feminino e no fundo do mar: caudas brilhantes, escamas metalizadas, tops coloridos, cabelos longos, sedosos e ondulados, crochê, pérolas, conchas, tons de azul, verde e roxo, água, brilhos e paetês. Tudo aquilo que remete à praia, ao mar, ao verão e à água entra nessa trend.

    Outra coisa que também está trazendo o movimento à tona é a cultura pop, com seus recentes lançamentos no cinema, como o live action de “A Pequena Sereia”, com a atriz Halle Bailey, que aparece de cabelos longos e ruivos, sutiã roxo e escamas verdes e brilhantes.

    Já “Barbie” traz a cantora Dua Lipa como a Barbie Sereia, com madeixas azuis, brincos e colar de contas coloridas, maquiagem também azul e top com efeito cintilante.

    Mas a estética de sereia não aparece só em filmes e nas redes sociais – e também não é de hoje. Grifes de luxo, como Chanel e Versace, já adotam o visual há tempos. Uma das assinaturas da segunda marca nos anos 1990, por exemplo, é a estampa de conchas e estrelas do mar que foi modernizada ao longo do tempo.

    Já uma campanha da Chanel, também de 1990, mostrou a modelo Helena Christensen saindo de uma piscina vestindo um maiô, com o visual todo molhado, usando muitas pérolas em um colar e pulseira, além de um mega brinco de concha.

    Estampa de conchas e estrelas do mar da Versace e campanha da Chanel já remetiam à tendência “mermaidcore” / Reprodução/Pinterest

    Trazendo para os dias atuais, segundo a revista People, da primavera de 2022 à primavera de 2023, as coleções de resorts de Victoria Beckham e Blumarine entrelaçaram elementos da tendência Y2K com detalhes inspirados no oceano em seus designs, incluindo lantejoulas em forma de escama e tecidos em tons de “vidro do mar” e “oceano”.

    Como aderir ao “mermaidcore”?

    Cada vez que uma nova tendência de moda surge, a vontade da maioria das pessoas é comprar novas roupas e acessórios para entrar na trend. No entanto, é possível aderir ao “mermaidcore” com muita coisa que já se tem em casa.

    Tops de crochê, brincos e choker de búzios, biquíni metalizado, saias e vestidos na silhueta sereia, corpetes, lenços transparentes, esmaltes brilhantes, tule, peças de roupa com lantejoulas, paetês e babados – da sereia mais futurística à mais natural, que “vive” na beira da praia, é muito fácil de incorporar o visual.

    Na maquiagem, aposte em sombras azuladas e esverdeadas, não economize nas pérolas, imite a espuma do mar, coloque brilhos, deixe a make com aspecto molhado. Tudo vale para parecer que você veio direto do fundo do mar.

    @nazliayunus

    Mermaid makeup 🐚✨ #mermaidmakeup #mermaidcore #angelicmakeup #douyinmakeuptutorial #aestheticmakeup #sparklymakeuplook #glittermakeuptutorial #blueeyeshadowlook #shimmerymakeup

    ♬ High By The Beach – Lana Del Rey

    Já os cabelos vão de soltos e volumosos, a tranças trabalhadas com acessórios incorporados, como argolas, pérolas, conchas e mais. Coques baixos ou penteados com estilho molhado também aparecem na tendência.