Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    #CNNPop

    Miss Universo 2024: relembre trajetória da última campeã do concurso

    Sheynnis Palacios foi a primeira representante da Nicarágua a vencer uma edição da competição de beleza

    Flávio Ismerimda CNN

    A modelo Sheynnis Palacios foi eleita Miss Universo na 72ª edição do concurso, no evento que aconteceu na capital de El Salvador, San Salvador, em 2023. Ela foi a primeira representante da Nicarágua a levar a coroa para o país.

    As vencedoras de concursos nacionais de 84 países competiram na edição do ano passado e foram julgadas por um júri listado abaixo.

    • Halima Aden, a estrela de “Queer Eye” Carson Kressley;
    • a influenciadora do TikTok Avani Gregg;
    • a Miss Universo de 1977, Janelle Commissiong, (Trinidad e Tobago);
    • e a Miss Universo de 2016, Iris Mittenaere da França (França).

    Vinte semifinalistas foram anunciadas no início do concurso, após os resultados da competição preliminar (e uma votação global dos fãs). Após a rodada de trajes de banho, ficaram dez competidoras.

    Depois, a avaliação dos vestidos de gala reduziu o número de competidoras pela metade novamente.

    Duas rodadas de perguntas e respostas sobre temas quentes deixaram apenas três misses na disputa: Sheynnis Palacios, a segunda colocada Anntonia Porsild, da Taildândia, e a terceira colocada, Moraya Wilson, da Austrália.

    Questionada na rodada final sobre quem ela escolheria para passar um dia na vida, Palacios escolheu a filósofa e feminista britânica do século 18 Mary Wollstonecraft, que, segundo ela, quebrou fronteiras e “deu uma oportunidade a muitas mulheres”.

    “Não há limitações para as mulheres hoje”, acrescentou, por meio de um tradutor.

    Quem é Sheynnis Palacios?

    Sheynnis Palacios, nascida em Manágua, capital da Nicarágua, tem 23 anos e é produtora audiovisual. Em 2022, Palacios revelou que se formou em comunicação pela Universidade Centro-Americana (UCA), universidade jesuíta que foi confiscada em meados deste ano pelo governo de Daniel Ortega.

    Palacios é ativista da saúde mental, tema que ela assumiu após sofrer de problemas de ansiedade. Por meio do “Understand Your Mind”, podcast em que entrevista especialistas, a jovem nicaraguense oferece um espaço para informar pessoas que vivenciam a mesma condição que ela.

    Embora prefira ficar atrás das câmeras, Palacios acredita que os holofotes podem servir para resolver os diversos problemas do mundo. Seu objetivo de vida, segundo seu perfil, é “trabalhar a serviço da humanidade, dirigindo uma equipe editorial e produzindo conteúdos e propagandas para marcas internacionais”.

    A jovem nicaraguense se considera uma pessoa resiliente e disse, em uma breve descrição de si mesma no Miss Universo, que se pudesse ter um poder seria o de dominar elementos como ar e fogo.

    O Brasil, por sua vez, amarga um longo jejum de 56 anos sem ver uma representante vencer o concurso. De lá para cá, as brasileiras bateram na trave vezes, com as gaúchas Rejane Goulart (1972) e Julia Gama (2020) e a mineira Natália Guimarães (2007) ficando na segunda colocação.

    Miss Universo 2024

    O mundo conhecerá a nova Miss Universo deste ano no sábado (16).

    A futura detentora da coroa será eleita e coroada durante a cerimônia da 73ª edição do concurso, que acontecerá no Cidade do México e contará com participantes de todo o mundo.

    Esse será o Miss Universo com a maior diversidade já vista na história.

    Isso ocorre porque a nova gestão do concurso, que agora é comandado pela tailandesa Anne Jakkaphong Jakrajutatip, flexibilizou as regras de permitido que mais mulheres pudessem se inscrever em todas as franquias do concurso ao redor do mundo.

    Confira imagens de Luana Cavalcanti, representante do Brasil no Miss Universo

    Veja também: Modelo trans vence pela primeira vez o Miss Holanda

    Miss de 60 anos diz que nem sempre usa protetor solar

    *Com informações da CNN Internacional e da CNN Espanhol

    Tópicos