Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    #CNNPop

    Netuno retrógrado: veja de que forma fenômeno influenciará cada signo

    Momento pede cautela com fantasias e ilusões em excesso; astrólogas comentam como o fenômeno pode afetar cada signo

    Foto de Netuno produzida a partir das últimas imagens tiradas pelos filtros verde e laranja da câmera de ângulo estreito Voyager 2
    Foto de Netuno produzida a partir das últimas imagens tiradas pelos filtros verde e laranja da câmera de ângulo estreito Voyager 2 NASA/JPL

    Bárbara Carvalhocolaboração para a CNN

    Entre os fenômenos astrológicos que mais intrigam os entusiastas do cosmos, Netuno retrógrado ocupa um lugar especial. E não é à toa, já que o movimento influencia várias esferas de nossas vidas, trazendo à tona pautas individuais (ou coletivas) de introspecção, imaginação, espiritualidade e a necessidade de enfrentar ilusões.

    Em 2024, esse movimento iniciou-se no dia 2 de julho e permanecerá até o dia 7 de dezembro, com Netuno transitando entre os graus 29º a 27º no signo de Peixes. Essa fase, que acontece anualmente, promete impactar intensamente diferentes áreas da vida de cada signo do zodíaco.

    Portanto, para os que acreditam, é importante entender como este evento poderá afetar a sua vida e se prevenir de possíveis surpresas pelo caminho. À CNN, a astróloga Vivi Pettersen adianta que o período poderá causar um certo desconforto com as nossas emoções e com tudo que costumamos encarar como sonho de vida.

    “O movimento retrógrado consiste em ‘estacionar’ a energia que o planeta naturalmente nos oferece. No caso de Netuno, estamos falando do lado lúdico, fantasioso e sonhador. Por isso, com esta fase, o alerta, para todos os signos fica por conta do excesso e da energia desordenada de situações que devemos tratar com mais racionalidade, — estaremos mais aéreos e fantasiosos”, afirma.

    Já a terapeuta e também astróloga Sthefanie Sparvoli comenta à CNN que este período de retrogradação, em nível coletivo, poderá trazer catástrofes climáticas relacionadas à água, fanatismo religioso, político e ideológico. Em nível individual, o alerta é para se evitar excessos de escapismo, fuga da realidade e vícios. “Cuidar da saúde mental e emocional é crucial nesse período”, aconselha.

    O que Netuno retrógado significa para o seu signo?

    Sparvoli afirma que é o momento ideal para explorar as profundezas do nosso mundo interior e a questionar as ilusões e idealizações que permeiam nossas vidas. “É a ocasião perfeita para práticas espirituais, autorreflexão e cura emocional”, diz.

    Segundo a especialista, a área da vida mais impactada pela retrogradação de Netuno será a casa astrológica onde encontra-se o signo de Peixes no mapa astral. Confira os assuntos que podem passar por revisão e que exigirão mais cuidado emocional, além de evitar fugas da realidade e idealizações excessivas.

    • Peixes na Casa 1 – Ascendente em Peixes: quando Netuno está retrógrado na sua Casa 1, você pode sentir uma necessidade maior de se conectar com a sua identidade e aparência.
    • Peixes na Casa 2 – Ascendente em Aquário: na Casa 2, que rege valores, finanças e recursos pessoais, a retrogradação de Netuno pode trazer confusão e idealizações financeiras.
    • Peixes na Casa 3 – Ascendente em Capricórnio: quando Netuno transita pela Casa 3, a comunicação, os estudos e as relações com irmãos e vizinhos podem ser afetados.
    • Peixes na Casa 4 – Ascendente em Sagitário: com Netuno retrógrado na Casa 4, questões familiares e emocionais vêm à tona. Pode haver um desejo de escapar de problemas domésticos, mas é importante enfrentá-los com compaixão e sensibilidade.
    • Peixes na Casa 5 – Ascendente em Escorpião: a Casa 5 rege a criatividade, os romances e os filhos. A retrogradação de Netuno aqui pode trazer idealizações e desilusões nesses temas.
    • Peixes na Casa 6 – Ascendente em Libra: quando Netuno está retrógrado na Casa 6, que rege saúde, trabalho e rotina diária, é crucial prestar atenção aos seus hábitos diários e saúde mental. Pode haver uma tendência a negligenciar detalhes importantes no trabalho ou adotar hábitos de saúde menos rigorosos.
    • Peixes na Casa 7 – Ascendente em Virgem: na Casa 7, que rege parcerias e relacionamentos, Netuno retrógrado pode trazer ilusões e mal-entendidos nas relações. .
    • Peixes na Casa 8 – Ascendente em Leão: a Casa 8 trata de transformação, sexualidade e recursos compartilhados. Netuno retrógrado aqui pode trazer questões ocultas à superfície, especialmente relacionadas a finanças conjuntas e intimidade.
    • Peixes na Casa 9 – Ascendente em Câncer: quando Netuno está retrógrado na Casa 9, que rege filosofia, viagens e educação superior, você pode sentir necessidade de reavaliar crenças e ideais.
    • Peixes na Casa 10 – Ascendente em Gêmeos: na Casa 10, que rege carreira e reputação, a retrogradação de Netuno pode trazer confusão sobre objetivos profissionais e imagem pública.
    • Peixes na Casa 11 – Ascendente em Touro: com Netuno retrógrado na Casa 11, que rege amizades e grupos, pode haver desilusões e confusões nas relações sociais.
    • Peixes na Casa 12 – Ascendente em Áries: a Casa 12 é a casa do inconsciente, da espiritualidade e da introspecção. Netuno retrógrado aqui intensifica a necessidade de recolhimento e cura espiritual. Trabalhe em questões subconscientes e explore práticas espirituais que tragam paz e compreensão.

    Dicas astrológicas para signo do zodíaco

    Durante a retrogradação do planeta, somos convidados a confrontar nossas ilusões e a buscar uma compreensão mais clara da realidade individual e coletiva. Com isso, confira abaixo dicas diretas da profissional Vivi Pettersen para cada signo do zodíaco. 

    • Para os arianos, Vivi Pettersen aconselha tomar cuidado com excessos de situações fantasiosas, onde “o barato e fácil demais pode sair caro”.
    • Para os taurinos, a especialista pede cuidado com excesso de confiança e com a maneira de tratar as coisas com pessoas que acabou de conhecer.
    • Para os geminianos, o alerta fica por conta de mudanças e propostas. “Avalie bem tudo que chega até você neste período”.
    • Para os cancerianos, Netuno estará retrógrado em seu setor de espiritualidade e poderá atrasar um pouco sua jornada de autodesenvolvimento. “Muito cuidado ao entregar sua confiança a pessoas e situações que prometem curas e soluções de formas mágicas e instantâneas. Lembre-se que para tudo existe um processo, cuide da sua intuição para que te leve a caminhos saudáveis”.
    • Para os leoninos, o pedido fica para fazer uma análise profunda de como se pode seguir por uma estrada sem se iludir com falsas promessas.
    • Para os virginianos, este período afetará os seus relacionamentos. “A paciência pode ficar um pouco mais curta, já que Virgem lida direto com a realidade”.
    • Para os librianos, a rotina poderá sofrer um pouco com o trânsito de Netuno retrógrado, deixando o libriano mais disperso e sem foco. O trabalho diário pode ter atenção redobrada também: muitas coisas podem passar por besteira.
    • Para os escorpianos, Netuno retrógrado afetará diretamente a sua autoestima. “Ouça melhor o que seu coração quer te dizer e faça pequenas mudanças sem se enganar. Os romances também entram em alerta: sua perspicácia escorpiana deve ser ainda mais exercitada, já que há chance de beijar sapo achando que é príncipe”.
    • Para os sagitarianos, a regência trará alertas em seu campo familiar, com situações que precisam ser resolvidas, mas que podem ainda ter uma névoa escondendo as soluções.
    • Para os capricornianos, o trânsito de Netuno retrógrado trará alertas com a sua comunicação, onde você poderá se sentir menos focado e centrado na hora de espalhar sua mensagem ao mundo. Ao mesmo tempo, o alerta também se estende ao cuidado com fake news e enganos que podem causar pequenos transtornos em sua vida cotidiana.
    • Para os aquarianos, o lado financeiro fica em alerta. “Cuidado com transações bancárias (faça tudo com muita atenção) e também com falsas promessas de ganhos rápidos e fáceis.”.
    • Para os piscianos, Netuno ficará retrógrado em seu signo, trazendo a você um choque de realidade. “Você recebe essa energia de forma complexa, mexendo diretamente com sua individualidade e seu modo de ver a vida. Cuidado com fantasias e ilusões em excesso, busque em si a dose de realidade que precisa para manter o equilíbrio constante”.