Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    O que é o Hanukkah? Festa judaica começa nesta quinta-feira (7)

    “Festival das Luzes” celebra a luta da comunidade judaica pela liberdade de praticar sua religião; Saiba mais sobre a festa que este ano é comemorada a partir do início da noite desta quinta-feira (7) até a próxima sexta-feira (15)

    O Hanukkah celebra a reconquista do Segundo Templo em Jerusalém pelo povo judaico na década de 160 A.C.
    O Hanukkah celebra a reconquista do Segundo Templo em Jerusalém pelo povo judaico na década de 160 A.C. Unsplash

    Fernanda Pinottida CNN

    em São Paulo

    Mesmo que aconteça todo mês de dezembro, o Hanukkah (também conhecido como Chanucá, ou Chanuká) não é o equivalente do Natal para o judaísmo. O “Festival das Luzes” celebra a luta da comunidade judaica pela liberdade de praticar sua religião.

    A festa que este ano é comemorada a partir do início da noite desta quinta-feira (7) até o início da noite da próxima sexta-feira (15).

    O que é o Hanukkah?

    O Hanukkah celebra a reconquista do Segundo Templo em Jerusalém pelo povo judaico na década de 160 A.C. Na época, o então rei Antíoco IV proibiu a religião e as práticas judaicas e decretou que os judeus deveriam adorar os deuses gregos no Templo.

    O sacerdote judeu Mataias, seu filho Judá Macabeu e seu exército (os Macabeus) se revoltaram, forçando Antíoco IV a sair da Judeia.

    Macabeu e seus seguidores recuperaram o Templo e reconstruíram o altar judeu, possibilitando que eles pudessem voltar às suas práticas religiosas.

    Como o Hanukkah é comemorado?

    As velas

    O Hanukkah é conhecido como “O Festival das Luzes” e seu principal símbolo é o candelabro de nove pontas (com a ponta do meio mais elevada que as outras) chamado de hanukkiah (ou chanukiá).

    hanukkah
    Principal símbolo do Hanukkah é o candelabro de nove pontas (com a ponta do meio mais elevada que as outras) chamado de hanukkiah (ou chanukiá). / Pixabay

    O hanukkiah é muito semelhante a menorá (candelabro de sete pontas e um conhecido símbolo do judaísmo), o que faz com que muitas vezes seus nomes se confundam.

    Quando o altar foi reconstruído por Macabeu e seu exército do templo de Jerusalém, parte do processo incluiu reacender as menorás que foram proibidas.

    Os soldados só tinham óleo suficiente para acender a menorá por uma única noite, mas a lenda diz que o pouco óleo disponível queimou por oito noites inteiras, sendo este o milagre de Hanukkah.

    É por isso que a celebração dura oito noites.

    Para comemorar a festividade, muitas famílias judias seguem a tradição de acender uma vela por noite do Hanukkah, utilizando a nona vela, que fica no meio, para acender as outras.

    O jogo de dreidel (pião de quatro lados)

    O dreidel é um pião de quatro lados com letras hebraicas (Hay, Gimel, Nun e Shin) em cada uma das superfícies.

    Ao jogar o dreidel, o pião cairá com uma das letras para cima, e cada letra significa um comando que o jogador deverá executar.

    O dreidel é um pião de quatro lados com letras hebraicas (Hay, Gimel, Nun e Shin) em cada uma das superfícies. / Pixabay

    Quando Antíoco IV estava no poder, todas as práticas judaicas foram proibidas, incluindo a leitura e o estudo do texto sagrado judaico, a Torá. Por conta disso, nas comunidades judaicas, aqueles que estudavam a Torá em segredo fingiam estar apenas jogando o jogo do pião para não serem presos.

    Quais são as comidas típicas do Hanukkah?

    As principais comidas típicas do Hanukkah são as latkes, panquecas fritas feitas de batata, e os sufganiyot, semelhantes a donuts recheados com geleia.

    Ambos os alimentos são fritos no óleo, em outra referência ao milagre do Hanukkah que fez o óleo queimar por oito dias.

    O Hanukkah começa todos os anos no mesmo dia?

    As datas dos feriados judaicos são determinadas pelo antigo calendário hebraico, em oposição ao calendário gregoriano (o mais utilizado pelo mundo ocidental e introduzido em 1582 pelo Papa Gregório 13).

    O calendário hebraico é baseado nos ciclos lunares. Portanto, embora o Hanukkah comece no mesmo dia todos os anos no calendário hebraico (dia 25 do mês judaico de Kislev), ele ocorre em uma data diferente do calendário gregoriano a cada ano.

    No entanto, a festa tende a cair sempre entre o final de novembro e o final de dezembro.

    O Hanukkah é o feriado judeu mais importante?

    A resposta é não, muitos outros feriados celebrados pela comunidade judaica são mais importantes, como o Rosh Hashanah, que celebra o Ano-Novo judaico e Yom Kippur, também conhecido como Dia da Expiação.

    No entanto, o Hanukkah passou a ficar mais famoso provavelmente por ser celebrado próximo ao Natal, o que incentiva as empresas a capitalizar a data.

    *Com informações de Emma Marticke, da CNN Internacional