Peças raras de antigas civilizações das Américas estão em exibição em São Paulo
Mostra conta com mais de 90 artefatos arqueológicas de regiões que, hoje, pertencem aos territórios do Peru, Equador, México, Costa Rica, Colômbia, Bolívia, Brasil e Venezuela
A exposição América pré-colombiana: Corpo e Território está em cartaz na Casa Museu Ema Klabin, na zona oeste da capital paulista, com mais de 90 artefatos arqueológicos de civilizações que habitaram as Américas por mais de 15 séculos. A visitação é gratuita.
Com curadoria de Daniela La Chioma e Emerson Nobre, a mostra reúne peças da Coleção Ema Klabin, do Museu de Arqueologia e Etnologia da Universidade de São Paulo (MAE-USP), da Coleção Ivani e Jorge Yunes e de coleções particulares.
A mostra apresenta peças datadas entre 1800 a.C e 1750 d.C, produzidas em cerâmica, metais, têxteis, pedra e concha. Muitas delas expostos pela primeira vez.
A exposição explora a diversidade cultural e as concepções sobre corporalidade dos povos originários por meio de três eixos narrativos:
- corpo;
- mito e natureza; e
- sonoridades.
Entre as raridades, destacam-se duas peças andinas, da coleção Ivani e Jorge Yunes, que retratam a figura do felino em transformação, uma da cultura Cupisnique e a outra da cultura Chimú-Inca.
Outro destaque da região andina são os vasos escultóricos da cultura Mochica, que representam rostos de guerreiros e governantes com grande realismo, e os cântaros da cultura Chancay, usados como peças funerárias para armazenar oferendas, como grãos e líquidos, junto ao falecido.
Da cultura Marajoara, na Amazônia, a mostra apresenta um pote utilizado para colocar tintas e pigmentos. Além disso, estão em exposição urnas funerárias antropomorfas do estuário amazônico, que mostram a diversidade na representação do corpo dos povos que habitavam aquela região.
A mostra ficará em exibição até o dia 23 de fevereiro de 2025. Toda a programação da Casa Museu Ema Klabin é gratuita.
SERVIÇO
América pré-colombiana: corpo e território
Curadoria: Daniela La Chioma e Emerson Nobre
Mostra em cartaz até 23 de fevereiro de 2025
De quarta-feira a domingo, das 11h às 17h
Rua Portugal, 43, Jardim Europa, São Paulo
25 anos de Bob Esponja: exposição chega a São Paulo em dezembro