Prefeito de Ribeirão Preto diz que aumentará a capacidade de fazer testes

Cidade tem 189 casos confirmados e cinco mortes devido ao novo coronavírus

Da CNN em São Paulo
16 de abril de 2020 às 09:21 | Atualizado 16 de abril de 2020 às 09:29

Em entrevista à CNN, o prefeito de Ribeirão Preto, Duarte Nogueira (PSDB), listou uma série de medidas que o município tem adotado para combater o novo coronavírus. O prefeito também afirmou que haverá esforços extras para que o 'aumento da capacidade de fazer testes seja ainda maior' e que, o quadro geral da cidade, está tranquilo, mas que segue em monitoramento.  A cidade localizada no interior do estado de São Paulo tem 189 casos confirmados e 5 mortes e mantém isolamento social, com funcionamento apenas dos serviços essenciais.

"Estamos de olho no número de casos e também no número de testes que já foram realizados. Aqui nós vamos aumentar a nossa capacidade de fazer testes em até 500 testes por dia no nosso Polo Tecnológico e na outra ponta tem a nossa disponibilidade assistencial, leitos livres para receber pacientes com o vírus.", disse.

Duarte também avaliou a decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) que permite a autonomia aos estados e municípios na aplicação de medidas restritivas de acordo com a realidade de cada município. "A partir de agora você tem situações que você precisa trabalhar de maneira localizada, tanto para aumentar as restrições e fornecer equipamentos adequados para auxiliar o combate, portanto, foi uma boa decisão."

O político também se posicionou sobre a saída do ministro Luiz Henrique Mandetta da pasta da Saúde. Para ele, havia uma boa conduta no trabalho desenvolvido pelo médico.

"O ministro estava trazendo um bom grau de estabilidade, de sinergia entre ciência e a boa conduta dos protocolos da Organização Mundial da Saúde (OMS) e o Ministério da Saúde e que está sendo adotado em todo quadro do SUS. Eu espero que o sucessor do ministro possa ter a mesma conduta médica e alinhamento desta hierarquia para que o nosso sistema de saúde possa estar funcionando sempre com estes critérios da ciência e evitar qualquer conduta que não esteja sendo adotada praticamente em todos os países", explica.

Medidas na saúde


Entre as ações anunciadas para combater a COVID-19, o prefeito lista o melhoramento do atendimento primário e também da comunicação com a população, para que pessoas com sintomas fossem encaminhadas para o local adequado para tratammento. Foram feitas parcerias com laboratórios de ponta como o do Hospital das Clínicas e credenciamento do Polo Tecnólogico da cidade para a realização de testes.