Fila de brasileiros no exterior aguardando repatriação cai para 4,2 mil pessoas

Em uma semana, a fila foi reduzida em 23% e, ao todo, mais de 14,7 mil pessoas já foram trazidas de volta ao país

André Spigariol, da CNN, em Brasília
20 de abril de 2020 às 19:20
Voo de repatriação de brasileiros retidos no Equador (30.mar.2020)
Foto: Reprodução/Itamaraty/Twitter

Cerca de 4,2 mil brasileiros ainda aguardam, em 78 países, a possibilidade de retornarem ao Brasil após ficarem ilhados no exterior por conta da pandemia do novo coronavírus. Em uma semana, a fila foi reduzida em 23%. Ao todo, mais de 14,7 mil pessoas já foram trazidas de volta a solo brasileiro pela assistência consular prestada pelo governo brasileiro.

Os números foram apurados pela CNN junto a fontes diplomáticas que acompanham a operação de repatriação coordenada pelo Ministério das Relações Exteriores.

Por região, a situação mais crítica ainda é a Europa, onde 1.506 brasileiros estão aguardando um voo para casa, espalhados por 17 países. No continente asiático e na Oceania, 1.160 pessoas estão em 15 países e manifestaram interesse em retornar ao Brasil.

Já na América do Sul, região em que os brasileiros têm sido repatriados de ônibus, são 1.059 cidadãos que procuraram embaixadas e consulados de seis países. Há, ainda, 214 pessoas em 24 países da África, 183 em 14 países do Oriente Médio e outras 153 em 5 nações da América do Norte. 

Na terça-feira (21), o Brasil realizará operação de repatriação dos brasileiros retidos no sudeste asiático, por meio de dois voos. Um avião recolherá brasileiros em Hanói (Vietnã) e Bangkok (Tailândia), e os deixará em Medan (Indonésia). Um segundo avião partirá de Bali (Indonésia) com alguns cidadãos, com escala em Medan, onde serão embarcados os demais passageiros. Esta segunda aeronave levará todos de volta ao Brasil.

Também nesta terça-feira parte um voo de Sydney (Austrália) com direção ao aeroporto de Guarulhos (SP). Até o final da semana, o governo espera realizar um voo de Lisboa para o Brasil e outro de Luanda para São Paulo.

Pegando a estrada

Chegam hoje ao Brasil oito ônibus fretados por um grupo de 326 brasileiros de Santa Cruz de la Sierra (Bolívia). Outros quatro ônibus devem deixar a cidade ainda nesta segunda-feira com direção à fronteira. Também desembarcam no país hoje, em ônibus fretados pelo Consulado do Brasil em Córdoba (Argentina), cerca de 130 cidadãos.