Inscrições para o Enem 2020 estão abertas até 22 de maio

Mais de 200 mil solicitações para o exame foram feitas em 2 horas

Da CNN, em São Paulo
11 de maio de 2020 às 23:06 | Atualizado 11 de maio de 2020 às 23:38

Os estudantes podem fazer as inscrições para o Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) 2020 até o dia 22 de maio. Apesar da pandemia do novo coronavírus, o Inep manteve o calendário do exame, pelo menos por enquanto.

   Leia também:

   Saiba como fazer o cadastro do Enem

   Em apenas 2 horas, Enem já tem mais de 200 mil inscritos

"Nós entendemos que a discussão sobre a data da prova é prematura ainda. O que nós queremos é garantir a execução do Enem e, para ter a prova, temos que cumprir essas etapas preparatórias, como a inscrição", disse Alexandre Lopes, presidente do Inep, à CNN. "Já estamos pensamos em como vamos garantir a segurança sanitária tanto dos participantes como de quem trabalha no dia do Enem", continuou.

No entanto, a manutenção das provas preocupa especialistas por um motivo: o fechamento das escolas devido a pandemia. Por mais que algumas instituições já tenham adotado a prática de ensino online, os alunos não estão completamente adaptados. Além da realidade de estudantes que não têm acesso à internet, por exemplo.

O Tribunal de Contas da União (TCU) propôs o adiamento do Enem por conta da crise da Covid-19. O TCU deu prazo de cinco dias para o Inep se manifestar. Essa manifestação já foi feita e será analisada pelo ministro relator, Augusto Nardes.