Shoppings de Curitiba reabrem com restrições nesta segunda-feira

Após dois meses fechados, os estabelecimentos terão operação especial

Da CNN em São Paulo
25 de maio de 2020 às 06:57 | Atualizado 25 de maio de 2020 às 07:02

Os shoppings de Curitiba, no Paraná, serão reabertos nesta segunda-feira (25). Na última sexta-feira (22), o governo estadual liberou as normas específicas para o funcionamento durante a pandemia. O decreto que determinava o fechamento dos shoppings é estadual e as galerias também estão liberadas para funcionar de acordo com as regras.

Entre as obrigações estabelecidas, shoppings, centros comerciais, galerias e atividades afins só podem funcionar entre 12h e 20h. Há possibilidade do horário ser redefinido para evitar a aglomeração no transporte público. Fica vedada, contudo, a ampliação do período de oito horas já estabelecido.

Leia também:
Isolado há 2 meses, hospital de São Paulo recebe 'visitas' por muro de vidro
Estudo projeta mais de 1 milhão de casos e 80 mil mortes por Covid-19 no Brasil

De acordo com a regulamentação, apenas pessoas com máscaras – funcionários ou público em geral – poderão entrar nos locais, devendo permanecer o tempo todo com a proteção. Não é permitido, por exemplo, a entrada de idosos, gestantes, portadores de doenças crônicas e crianças com menos 12 de anos. Provar roupas ou sapatos nas lojas também passou a ser vedado.

Haverá ampliação do espaçamento entre mesas nas praças de alimentação, conforme as regras sanitárias.

Os shoppings de Curitiba estão fechados desde 19 de março. Nesse período, alguns estabelecimentos buscaram alternativas como vendas pela internet e sistema drive thru, mas os lojistas dizem que essas medidas não tem sido suficientes para recuperar o faturamento.