ONG encontra ao menos 70 pinguins mortos em praias de Santa Catarina

Médica veterinária Janaína Lorenço disse que, com base nas necropsias já feitas, todos os pinguins apresentaram sinais de que ficaram tentando se soltar de algo

Leonardo Lopes Da CNN, em São Paulo
29 de junho de 2020 às 10:45 | Atualizado 29 de junho de 2020 às 12:28
Pinguins foram encontrados em praia de SC
Foto: R3 Animal/Divulgação

Ao menos 70 pinguins foram encontrados entre as praias do Santinho e Moçambique, em Florianópolis no sábado (27). Os animais, da espécie pinguins-de-magalhães, foram resgatados pela ONG R3 Animal. A instituição é responsável pela execução do Projeto de Monitoramento de Praias da Bacia de Santos (PMP-BS) neste trecho da capital catarinense.

De acordo com a ONG, "as aves apresentavam marcas nas nadadeiras que sugerem interação com petrechos de pesca". A causa provável da morte dos pinguins foi "asfixia/afogamento".

Na praia do Moçambique, foram encontrados 59 pinguins mortos e um vivo. Na praia do Santinho, 11 mortos. "Uma delas estava com um pedaço de rede de pesca preso ao corpo", informou a ONG. O sobrevivente foi encaminhado para reabilitação, os outros para necropsia. 

A médica veterinária Janaína Rocha Lorenço disse que, com base nas necropsias já feitas, todos os pinguins apresentaram sinais de que ficaram tentando se soltar por bastante tempo de algo, e afogaram.

“É bem triste a morte deles. Ficamos arrasados cada vez que um morre. É bem frustrante o indicativo de que eles sofreram ao morrer”, lamenta.

Segundo a ONG, a captura incidental – chamada de "bycatch" – é uma das principais causas de morte de animais marinhos. "Mesmo não sendo alvo de pescaria, os animais acabam capturados e morrem", escreveu em rede social.

Desde o dia 10 de junho, a R3 Animal já resgatou 147 pinguins-de-Magalhães nesta região de Santa Catarina – 11 em reabilitação, e 15 já se recuperaram. A ONG auxilia a Fundação do Meio Ambiente de Santa Catarina (FATMA) e a Polícia Militar Ambiental no tratamento e resgate de animais em Santa Catarina.