Após adiar inscrições, MEC divulga novo cronograma para o Fies

As novas datas foram publicadas na edição desta quarta (22) do Diário Oficial da União

Rudá Moreira, da CNN, em Brasília
22 de julho de 2020 às 09:29 | Atualizado 22 de julho de 2020 às 10:01

Foto: Fábio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil

Após adiar as inscrições para o (Fundo de Financiamento Estudantil) Fies referente ao segundo semestre de 2020, o Ministério da Educação (MEC) lançou o novo cronograma para este ano. As novas datas foram publicadas na edição desta quarta (22) do Diário Oficial da União.

De acordo com o MEC, "a alteração se deu após o Ministério identificar inconsistências no processamento da distribuição das vagas ofertadas pelas instituições de ensino superior".

Com isso, o calendário foi atrasado em uma semana. As inscrições no Fies, que estavam marcadas para começar na última terça-feira (21), ficaram para período entre 21 e 24 de julho. 

O resultado da pré-seleção também foi alterado: não sairá mais no dia 28 de julho, e sim, em 4 de agosto. Quem for aceito na instituição escolhida, terá de 28 de julho até as 23h59 do dia 31 de julho (horário oficial de Brasília) para acessar o sistema FiesSeleção e finalizar a contratação do financiamento estudantil. Por fim, a pré-seleção dos candidatos em lista de espera passa a ser também no dia 4 de agosto.

O Ministério da Educação argumenta, em nota, que essa alteração no calendário garantirá aos estudantes o direito de escolha entre todas as instituições de ensino superior que aderiram ao Fies, "garantindo a lisura e a transparência do processo seletivo", segundo o MEC.