Governo de SP autoriza a reabertura de mais quatro parques


Julyanne Jucá, da CNN, em São Paulo
01 de agosto de 2020 às 08:53
Pessoas andam de bicicleta usando máscaras no Parque do Ibirapuera

Pessoas andam de bicicleta usando máscaras no Parque do Ibirapuera, em São Paulo

Foto: Rovena Rosa/Agência Brasil (17.jul.2020)

Mais quatro parques serão reabertos na capital e na região metropolitana de São Paulo, a partir da próxima segunda-feira (03/07). Com as novas permissões, 14 parques estarão reabertos no Estado.

O Governo de São Paulo incluiu os parques Guarapiranga e Belém, na capital, o parque Gabriel Chucre, em Carapicuíba, e o Parque Ecológico da Várzea, em Embu Guaçu na lista dos permitidos a funcionar no Estado. A visitação ainda é permitida somente durante a semana, entre 10h e 16h. 

Além disso, a Secretaria de Infraestrutura e Meio Ambiente (SIMA) informou que o uso das quadras de tênis também serão autorizados, visto que o esporte é praticado respeitando o distanciamento entre os jogadores. 

Atividades individuais, como corrida e caminhada ou uso de bicicletas continuam permitidos. Não houve alteração para Bibliotecas, museus e orquidários, que permanecem fechados. 

O uso de máscaras e o distanciamento social são obrigatórios e a restrição de portões e horários precisam ser respeitados. "A SIMA está monitorando as atividades e comportamento da população nos espaços durante as primeiras semanas para deliberar sobre a abertura integral," disse a secretaria estadual em comunicado. 

A Unidade de Conservação Caminhos do Mar, localizada no Parque Estadual da Serra do Mar, na Estrada Velha de Santos, reiniciou suas visitações na última segunda-feira (27/07). Agora, no entanto, ampliou seu horário de funcionamento, sob o agendamento de dois possíveis roteiros: Roteiro Turístico, das 10h às 13h, começando com a descida até o Rancho da Maioridade e subida de volta; Roteiro Esportivo, das 7h às 9h, descendo até Cubatão e subida de volta a pé.

Abaixo, a lista dos parques estaduais permitidos

Abertos desde 13/07
Villa-Lobos
Candido Portinari
Água Branca
Ecológico do Tietê

Abertos desde 20/07
Juventude
Horto Florestal
Jequitibá
Jacuí
Biacica
Jardim Helena

Abertos a partir de 03/08
Ecológico Várzeas do Embu Guaçu
Guarapiranga
Gabriel Chucre
Belém