Moradores relatam terremoto em cidades da Bahia

Sismólogos ainda calculam impacto do fenômeno registrado em municípios do Vale Jiquiriçá e do Recôncavo baiano

Giulia Alecrim*, da CNN, em São Paulo
30 de agosto de 2020 às 10:51 | Atualizado 30 de agosto de 2020 às 17:53
São Félix, na Bahia
São Felix, na Bahia: cidade registra tremores sísmicos na manhã deste domingo (30)
Foto: Divulgação/Prefeitura São Félix

Ao menos 80 municípios da região do Recôncavo Baiano (BA) e do sul da Bahia informaram, neste domingo (30) terem sentido tremores sísmicos pela manhã. Os relatos foram reportados na página do Centro de Sismologia da Universidade de São Paulo (USP) entre 7h e 9h. Pesquisadores informaram que o motivo do tremor está sob análise.

Leia também:
Tremor de terra de 2,5 graus é registrado na Grande Fortaleza
Terremoto de 5,1 graus atinge Carolina do Norte, nos EUA

Pesquisadores do Centro da USP informaram que a região do Recôncavo Baiano tem histórico significativo de sismicidade, e que 9 tremores foram registrados entre 2018 e 2019. 

De acordo com a Defesa Civil Estadual, o tremor foi classificado com a magnitude 4.2 na escala Richter, Já o Sistema Geológico dos Estados Unidos (USGS) informa 4.6 pontos na escala.

A Defesa Civil também informou que foi possível sentir o tremor em cidades com aproximadamente 500 km de distância, e que o epicentro seria os municípios de Amargosa e Mutuípe. Uma possível pressão das placas tectônicas da América do Sil poderia ter causado o fenômeno. 

Uma moradora da cidade de Feira de Santana também sentiu o tremor deste domingo. “Eu acordei com a cama tremendo e o som das portas de vidro vibrando”, informou. Outra habitante da cidade de Jiquirica disse que “eu estava na pia, e ouvi um estrondo, após uns dois segundos, a terra começou a tremer, precisei segurar na pia para me equilibrar, as portas do armário começaram a balançar”.

"Acordei com o guarda roupa balançando e levantei, as portas estavam balançando muito", disse um habitante da cidade de Muniz Ferreira. Já em Santo Antônio de Jesus, um morador relatou ter escutado um barulho de dentro da terra, que tremeu por aproximadamente 5 segundos.

Já na cidade de Lajé, um habitante reportou a ocorrência do tremor em três horários diferentes. “Ocorreu um às 7:42, depois as 8 e por fim às 9:00", finalizou.

Outros tremores

Há 10 dias, moradores da região de São Félix, na Bahia, também reportaram um pequeno sismo, de magnitude de 1.6 mR. De acordo com o instituto, tremores pequenos são relativamente comuns no Brasil e não costumam trazer perigo para a população. Nem sempre é possível saber a natureza ou a causa dos mesmos, que são normalmente causados por pressões geológicas naturais presentes na crosta terrestre.

Tremor na terra derruba produtos em supermercado na Bahia
Tremor na terra derruba produtos em supermercado na Bahia (30.ago.2020)
Foto: CNN Brasil

(*Com supervisão de André Rosa).