São Paulo deve bater recorde de calor na reta final do inverno


Da CNN
12 de setembro de 2020 às 13:18 | Atualizado 12 de setembro de 2020 às 18:17

A capital paulista deve registrar recorde de calor neste fim de semana. O meteorologista Thomaz Garcia, do Centro de Gerenciamento de Emergências Climáticas da prefeitura de São Paulo (CGE-SP), diz que a cidade pode se aproximar dos 34°C nos próximos dias, os últimos do inverno.

"A tendência é que tenhámos o fim de semana mais quente deste ano na capital paulista. Hoje podemos bater os 33,7ºC, que foi registrado no dia 1º de janeiro. O segundo dia mais quente do ano foi na quinta-feira, 10 de setembro, com 33,6ºC e, agora, temos condições para temperaturas muito próximas disso", afirmou Garcia à CNN neste sábado (12).

De acordo com o especialista, uma massa de ar seco está sobre grande parte do país, incluindo o Centro-Oeste, Sudeste e até parte do interior nordestino. "Essa massa de ar seco comprime o ar de cima para baixo, ou seja, vai aquecendo o ar e o tornando mais seco com o passar dos dias", explicou.

Leia e veja também:

Por que os pernilongos ‘atacam’ no calor e outras dúvidas sobre os mosquitos
O Grande Debate: praias lotadas são aceitáveis ou desrespeito?

Garcia alertou que o tempo seco derruba a umidade relativa do ar, o que pode ser prejudicial à saúde de crianças e idosos. "Recomendamos que as pessoas evitem fazer exercícios físicos entre 10h e 18h porque teremos essa condição [de baixa umidade no ar] hoje e domingo. A segunda-feira também será de temperaturas bastante elevadas", disse.

Ele ainda disse que não há previsão de chuvas ou chegada de frente fria para os próximos dias e o calor deve continuar forte em grande parte do país.

O metereologista do Climatempo, Marcelo Pinheiro, também comentou o calorão. "Não tem frente fria, não tem massa de ar polar. Dias ensolarados, com muitas horas de sol, e a gente vê a temperatura subindo nos últimos dias. A secura do ar tem incomodado muito. Na região Centro-Oeste, teremos umidade abaixo dos 12% e em Cuiabá a temperatura deve chegar a 43ºC", adianta.