Séries Originais conta a origem do sertanejo

Nesse domingo (20), estreia a nova série de documentários sobre a conquista do Brasil pelo ritmo sertanejo

Luana Franzão* da CNN, em São Paulo
18 de setembro de 2020 às 05:05 | Atualizado 20 de setembro de 2020 às 14:02

O Séries Originais deste domingo (20) exibe o primeiro episódio da série "Raízes", que vai contar a história do sertanejo, o ritmo musical mais ouvido no Brasil.

O episódio explora o início do gênero no interior do país – desde a primeira gravação de um modão em 1929 –, acompanhando a carreira dos primeiros expoentes nacionais do ritmo, artistas como Tonico e Tinoco, Milionário e José Rico e Irmãs Galvão.

“Eu sou feliz de ser sertanejo. Sou sertanejo de raiz. Nasci na roça, meu pai também nasceu na roça. Eu vim pra cidade, eu estava na base de uns 12 anos. Fui criado aqui na cidade Goiás, conhecido de todo mundo aqui. A cidade toda é meu amigo, se eu tiver inimigo eu nem sei quem é", disse Marlon, um compositor de músicas sertanejas intimamente ligado aos primeiros passos do modão.

A série vai acompanhar a trajetória da conquista do Brasil pelo sertanejo, que atualmente movimenta uma indústria de milhões de reais, através de grandes shows, festivais, streaming e lives.

As Irmãs Galvão, uma das primeiras duplas sertanejas a conquistar o país
Foto: CNN Brasil

Explosão Digital S/A

A realidade virtual é uma das promessas da tecnologia
Foto: CNN Brasil

O último episódio da série que fala sobre o desenvolvimento da tecnologia durante a pandemia do novo coronavírus vai tratar das adaptações nos hábitos domésticos.

Entre os setores que mais cresceram estão o entretenimento e a saúde. Segundo o futurista Marcelo Barcelos "a gente vai depender cada vez mais da tecnologia, isso é fato. E em tecnologia, estamos falando de hardware, software, infraestrutura de rede, criatividade, fomento a pesquisa, até inovação,” conta o futurista Marcelo Barcelos. 

O isolamento social provocou um aumento significativo da presença da tecnologia no cotidiano, e isso pode ser visto por meio de alguns dados. Segundo o BTG pactual, os downloads de aplicativos de treinos monitorados aumentou em 291%. A telemedicina também foi muito procurada.

O entretenimento também foi revolucionado. As buscas pelos termos "live" e "transmissão ao vivo" aumentaram em aproximadamente 85%, e as assinaturas em serviços de streaming também tiveram alta.

O advento da tecnologia na vida privada já era esperado pelos especialistas e seus avanços serão explicados pelo Séries Originais.

Apresentado por Evaristo Costa, o Séries Originais começa às 19h20, aos domingos, na CNN.

A CNN está no canal 577 nas operadoras Claro/Net, Sky e Vivo. Para outras operadoras, veja aqui como assistir à CNN.

Séries Originais é transmitido também ao vivo pelo site da CNN.

(*Supervisão de Sinara Peixoto)