Séries Originais conta como o sertanejo virou um sucesso

Neste domingo (27), o programa conversa com as principais figuras do ritmo no Brasil e também comenta os esquemas ilegais de jogo do bicho pelo Brasil

Da CNN
25 de setembro de 2020 às 05:00 | Atualizado 25 de setembro de 2020 às 14:14
Muitos artistas célebres do gênero começaram nas rádios e estouraram na televisão
Foto: CNN Brasil

O Séries Originais deste domingo (27) exibe o segundo episódio da série "Raízes", que conta a história do Sertanejo desde o seu nascimento, no interior do país, até o sucesso estrondoso que é hoje.

Para entender o crescimento da relevância do ritmo no Brasil, grandes expoentes do gênero deram seu depoimento: Zezé di Camargo & Luciano, Chitãozinho & Xororó, Daniel e Rio Negro & Solimões relatam o início de suas carreiras e as dificuldades que encontraram.

Leia também:
Cantores do sertanejo raiz lutam para se manter presentes na música

"Eu sempre falo o seguinte: matemática não se contesta, não é? Então os números de Zezé di Camargo & Luciano são assustadores. São expressivos, em qualquer lugar do mundo. São 50 milhões de discos vendidos, 4 Grammys, um filme entre as maiores bilheterias do Brasil", fala Luciano sobre a trajetória ao lado do irmão.

O episódio também explica como essas figuras, em geral populares no interior, chegaram aos olhos do público geral: a televisão foi o grande expoente desses artistas. As apresentações nos mais diversos programas de auditório, em diferentes canais de televisão levaram o sertanejo para a casa do brasileiro, de onde nunca mais saiu.

Os cantores explicam, no entanto, que não foi fácil conquistar esse espaço. "Na época em que o sertanejo foi para a televisão, eles visavam muito a imagem. Eu e o Solimões não tínhamos uma imagem assimétrica, por exemplo, nós dois temos a mesma altura. Algumas pessoas não eram legais na televisão, sofremos um pouco para superar os obstáculos", explicou Rio Negro, membro da dupla Rio Negro & Solimões.

A série acompanha a trajetória da conquista do Brasil pelo sertanejo, que atualmente movimenta uma indústria de milhões de reais, através de grandes shows, festivais, streaming e lives.

Chitãozinho & Xororó se apresentam no programa do apresentador Silvio Santos
Foto: Rosa Marcondes/Divulgação

Bicheiros: Jogo Perigoso

O mercado do Jogo do Bicho rende muito dinheiro na ilegalidade
Foto: CNN Brasil

O Séries Originais começa a exibir neste domingo (27) uma série sobre o jogo do bicho no Brasil. Uma história que envolve carnaval, futebol, política e crimes.

O primeiro episódio conta quem foi Castor de Andrade, um dos principais nomes do meio, morto em 1997. O contraventou envolveu-se com o futebol financiando o pequeno time carioca Bangu Atlético Clube, que venceu o carioca de 1966 e chegou a ser vice-campeão brasileiro em 1985. No carnaval, ele tornou-se patrono da Mocidade Independente de Padre Miguel, que até hoje é comandada pelo sobrinho de Andrade. 

O Ministério Público resolve investigar o mercado dos bicheiros no Rio de Janeiro, em operação tensa e perigosa. Depois de anos de investigação, finalmente, em 1992, o procurador-geral de Justiça do Rio, Antônio Biscaia, entra com um processo contra catorze bicheiros, denunciando assim a cúpula do crime. 

O episódio vai mostrar quem foi a juíza que colocou os catorze chefes do jogo do bicho carioca atrás das grades: "Eu mandei os meus policiais e disse: vá e prenda e foi por isso que eu os prendi, entendeu? Por esse atentado contra a ordem pública...Processados e levam seguranças armados, imagina?”.

Além disso, o programa também explora como esse mercado criminoso pode estar ligado ao assassinato da vereadora Marielle Franco, em 2018. 

A promotora do Gaeco no Rio de Janeiro, Simone Sibilio, disse: "O caso Marielle escancara algumas investigações que até então estavam de fato paralisadas. Essas pessoas, conhecidas no submundo do crime, elas estavam ali, não eram incomodadas. Ronie Lessa, por exemplo, Ronie Lessa tem vínculos com toda essa parte da contravenção (jogo do bicho), ele já trabalhou pra Rogério de Andrade, pra família de Rogério de Andrade (da família de Castor de Andrade)”.

Paisagem do Rio de Janeiro
Foto: CNN Brasil

Apresentado por Evaristo Costa, o Séries Originais começa às 19h20, aos domingos, na CNN.

A CNN está no canal 577 nas operadoras Claro/Net, Sky e Vivo. Para outras operadoras, veja aqui como assistir à CNN.

Séries Originais é transmitido também ao vivo pelo site da CNN.