Governo chinês deve doar dinheiro para ajudar Amazonas

À CNN, o porta-voz da embaixada chinesa no Brasil disse que o valor ainda está em estudo

Igor Gadelha
Por Igor Gadelha, CNN  
16 de janeiro de 2021 às 16:57 | Atualizado 16 de janeiro de 2021 às 18:32

 

O governo chinês se organiza para doar dinheiro ao governo do Amazonas e, com isso, ajudar o estado a lidar com o colapso no sistema de saúde, principalmente na capital, Manaus. 

À CNN, o porta-voz da embaixada chinesa no Brasil, ministro-conselheiro Qu Yuhui, disse que o valor ainda está em estudo e que a ideia é fazer a doação na próxima semana.

 Segundo ele, a opção pela doação financeira se deu após avaliação de que seria uma ajuda mais viável. “O oxigênio é logisticamente muito complicado para China, que fica longe”, justificou. 

“Será um gesto de amizade e solidariedade. Será juntado a todos os esforços para ajudar o Amazonas”, afirmou o porta-voz da embaixada à coluna neste sábado (16).

Segundo apurou a CNN, empresas chinesas também se articulam para fornecer ajuda financeira ao Amazonas. Nesse caso, como não pode haver doação direta a governos, a contribuição deve ser transferida para a Federação das Indústrias do Estado.

Paciente é transferido de ambulância para hospital em Manaus
Paciente é transferido de ambulância para hospital em Manaus
Foto: Bruno Kelly - 14.jan.2021/Reuters

A ajuda do governo e das empresas da China foi discutida numa reunião nesta sexta-feira (15) entre representantes da embaixada e parlamentares do Amazonas, como o deputado federal Marcelo Ramos (PL-AM).

À CNN, Ramos confirmou que a embaixada já comunicou que deve fazer a doação ao governo estadual e informou que deve conversar na segunda-feira (18) com os chineses para acertar detalhes.

Reação de profissional da saúde em Manaus (AM) em meio à pandemia de coronavírus
Reação de profissional da saúde em Manaus (AM) em meio à pandemia de coronavírus
Foto: Bruno Kelly/Reuters (14.jan.2021)