Por que os homens têm dificuldade em discutir armadilhas da masculinidade?

Da CNN, São Paulo
13 de abril de 2021 às 09:00

A masculinidade tóxica torna os homens não apenas carrascos, mas também vítimas de si próprios. Não é à toa que, quando o assunto é mortalidade, são eles quem encabeçam algumas das estatísticas mais desoladoras. De acordo com um relatório do Escritório das Nações Unidas sobre Drogas e Crime, homens são os campeões em cometer homicídios (95%), mas também são os que mais morrem pela violência (80%). Cometem mais suicídios, e são vítimas de doenças que poderiam ser tratadas, se diagnosticadas precocemente, como o câncer de próstata. O que, então, impede que eles escapem de todas essas fatalidades?

Para o escritor britânico J.J. Bola, o motor dessa performance violenta de masculinidade é a vergonha, que ele descreve como "uma emoção central, impositiva e degradante na identidade masculina". Essa vergonha se manifesta na falta de recursos financeiros, que impede que o homem desempenhe a figura de provedor. Existe a vergonha de expor fragilidades físicas e procurar ajuda médica, o que torna o câncer de próstata, por exemplo, a segunda maior causa de morte entre homens. Por fim, a vergonha de demonstrar afeto e vulnerabilidade, como relata Gustavo, de 25 anos: "Eu tenho muita vergonha, ainda hoje, de me abrir sobre questões emocionais, mas principalmente amorosas, com os meus amigos homens heterossexuais".

Se a masculinidade é performance, quais as barreiras em criar uma melhor, e que mantenha a todos saudáveis? É isso que Luciana Barreto tenta responder no novo episódio do Entre Vozes. Ao lado do jornalista e fotógrafo Ismael dos Anjos e do sociólogo Túlio Custódio, Luciana debate as origens e consequências da masculinidade tóxica. Ismael, responsável pelo projeto que deu origem ao documentário "O Silêncio dos Homens", também fala sobre a dificuldade de encontrar homens dispostos a debater o assunto.

Conheça os podcasts da CNN Brasil:

CNN Mundo

Entre Vozes

5 Fatos

E Tem Mais

Abertura de Mercado

Horário de Brasília

Na Palma da Mari

O Que Eu Faço?

Todo o conteúdo da grade digital da CNN Brasil é gratuito.

Podcast Entre Vozes, com Luciana Barreto
Foto: Arte CNN Brasil