Novo advogado de Jairinho quer acesso a inquérito para traçar defesa

Advogado especialista em Tribunal do Júri assumiu defesa após André França Barreto deixar o caso

Por Paula Martini, da CNN, no Rio de Janeiro
19 de abril de 2021 às 16:02 | Atualizado 19 de abril de 2021 às 16:21

Assistentes do novo advogado do vereador Dr. Jairinho devem ir nesta segunda-feira (19) à delegacia da Barra da Tijuca, na Zona Oeste do Rio, para buscar os autos do inquérito sobre a morte do menino Henry Borel, de 4 anos. O advogado criminalista Braz Sant'Anna assumiu o caso, mas não divulgou qual será a linha da defesa. Segundo ele, ainda é necessário se inteirar dos detalhes da investigação.

Braz Sant'Anna afirmou à CNN que desconhece a informação de que laudos psiquiátricos do vereador seriam anexados ao processo. No fim de semana, alguns veículos publicaram que uma advogada teria se reunido com Jairinho em Bangu 8, onde ele está preso, para reunir os documentos. O advogado disse, no entanto, que não conhece a advogada e que ela estaria atuando sem conhecimento da defesa e da família do parlamentar. Entre os colegas, Sant'anna é conhecido pela experiência como defensor do Tribunal do Júri e por um trabalho técnico.

Jairinho e Monique Medeiros, mãe de Henry, eram defendidos conjuntamente por André França Barreto até a semana passada. Primeiro, Barreto foi substituído por uma equipe de advogados na defesa de Monique. Logo depois, o advogado abandonou a defesa do vereador alegando "conflito de interesse". Barreto também relatou ter sofrido ameaças, o que motivou uma nota de apoio e solidariedade da Ordem dos Advogados do Brasil no Rio de Janeiro (OAB-RJ).

A informação de que Jairinho buscava um novo advogado circulava no meio jurídico antes mesmo da saída oficial de França Barreto. O perfil procurado era de um defensor com ampla experiência em júri popular, já que homicídios dolosos são julgados pelo Tribunal do Júri salvo raras exceções.

Ex-namorada do vereador Dr. Jairinho deve prestar novo depoimento nesta sexta
Ex-namorada do vereador Dr. Jairinho deve prestar novo depoimento nesta sexta-feira (16)
Foto: Vitor Brugger - 8.mar.2021/Am Press & Images/Estadão Conteúdo