'Viés inconsciente' impede maior inclusão e diversidade no mercado de trabalho

Da CNN, São Paulo
04 de maio de 2021 às 09:00

Experiência na área, formação acadêmica, boas indicações, e tudo mais que caiba em uma ou duas páginas do currículo. Na teoria, sabemos bem o que torna alguém apto para uma vaga de emprego. Mas será que, na prática, são esses fatores que definem quem sai de uma entrevista empregado?

A resposta de algumas pesquisadoras como Linda Parsons, da Universidade do Alabama, ou de Ashleigh Shelby Rosette, da Duke University, seria um enfático não. Parsons foi uma das pioneiras no estudo dos chamados "vieses inconscientes", que tem um peso quase definitivo na hora do recrutamento e seleção para vagas de empregos. Na prática, esses vieses nada mais são do que a expressão do racismo, machismo, capacitismo ou outros “ismos” estruturais.

Uma pesquisa recente de Shelby Rosette mostrou, por exemplo, que, para mulheres negras, o cabelo crespo natural é um dos fatores de maior impacto para que elas sejam preteridas em uma vaga de emprego. Por outro lado, mulheres magras, com pele mais clara e cabelos lisos acabam automaticamente impulsionadas para a frente da fila.

O simples fato de saber que esses fatores podem pesar na hora da seleção também acaba afetando o desempenho de um candidato na hora da entrevista.

"Uma das partes mais complicadas para um LGBT na busca de um emprego é a entrevista, porque a gente nunca sabe quem vai estar do outro lado. Será que é alguém com a cabeça mais aberta ou alguém mais conservador? Então, as entrevistas sempre me geraram uma certa crise de ansiedade", relata o publicitário Renan Klein, de 27 anos.

Renan é uma das vozes que se erguem para discutir a diversidade nas empresas no novo episódio do Entre Vozes, podcast apresentado por Luciana Barreto. A conversa traça um panorama da presença de mulheres, pessoas negras, PCDs e outras minorias sociais em empresas brasileiras e fala da diferença entre diversidade e inclusão. Também participa do episódio Deives Rezende Filho, fundador da Condurú Consultoria, especializada na inclusão de pessoas negras no mercado de trabalho, e Raphael Vicente, doutorando em ciências sociais pela PUC-SP.

Conheça os podcasts da CNN Brasil:

CNN Mundo

Entre Vozes

5 Fatos

E Tem Mais

Abertura de Mercado

Horário de Brasília

Na Palma da Mari

O Que Eu Faço?

Todo o conteúdo da grade digital da CNN Brasil é gratuito.

Podcast Entre Vozes, com Luciana Barreto
Podcast Entre Vozes, com Luciana Barreto
Foto: Arte CNN Brasil